Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

quinta-feira, 12 de março de 2015

Aparelho de ultrassonografia portátil melhora atendimento na UTI do Dona Regina

Foto: Heitor Iglesias
O Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) recebeu um novo aparelho de ultrassonografia portátil que será utilizado exclusivamente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na Unidade Intermediária (UI) do hospital. A grande vantagem do aparelho, de acordo com a neonatologista e pediatra, Solange de Freitas Viana, é a possibilidade de movimentação. “Muitos recém–nascidos internados na UTI e UI não podem ser removidos, por isso a grande maioria dos exames é feita no leito. O equipamento que chegou é de extrema importância, pois viabiliza a realização de exames nessas condições”, destacou.
Ainda segundo a neonatologista, o equipamento oferece um recurso que facilita a precisão do exame. Conhecido como doppler, o recurso permite que a imagem gerada pelo equipamento ofereça melhor diagnóstico do paciente. O doppler avalia também o fluxo sanguíneo na imagem e a pressão arterial, por exemplo.

O aparelho, que já está em pleno funcionamento na UTI neonatal do Dona Regina, realiza exames como ecocardiograma ( exame no qual as imagens do coração são transmitidas para o monitor), ultrassonografia do crânio e ultrassonografia do abdômen.
Mais investimentos
No mês passado, o Dona Regina já havia recebido 20 novos equipamentos que auxiliam no combate e prevenção a icterícia neonatal, conhecida como “amarelão”, doença que atinge uma média de 40% dos recém-nascidos.
O procedimento feito com o equipamento, denominado bilitrons/skyled, também é de extrema importância, pois a fototerapia quebra algumas moléculas e evita a icterícia que, em estado avançado, se não tratada, pode atingir o cérebro, ocasionando inclusive paralisia cerebral.
Esses aparelhos estão sendo utilizados em três setores na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Unidade Intermediaria (UI) e no Alojamento Conjunto (Alcon).

Nenhum comentário:

Postar um comentário