Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Dorinha convida sociedade a debater sobre base nacional comum da educação

Foto: Divulgação 
Foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira (30), um site dedicado à base Nacional Comum da Educação (BNC). Até o dia 15 de setembro, o site ficará aberto para que os interessados em participar da discussão sobre proposta façam seus cadastros. Depois que o documento estiver disponível, as pessoas poderão anexar um relatório específico sobre o documento do MEC até o dia 15 de dezembro.

Representante do Congresso Nacional de programas de reformas educacionais, a deputada Professora Dorinha (Democratas/TO), que inclusive vem participando de estudos sobre o caso pela Universidade de Yale (EUA), informou que essa é uma oportunidade importante para que a sociedade organizada, estados e municípios participem ativamente da mudança proposta do currículo da educação básica. "Educação é assunto suprapartidário. E essa é uma oportunidade de focarmos nos tópicos prioritários para o desenvolvimento de políticas educacionais, como formação de professores, reformas curriculares e inovação em sala de aula, pois é a primeira vez que é colocado para discussão, de forma ampla, uma política pública dessa dimensão", disse.

Veículo furtado é localizado pela PM em Paraíso do Tocantins

A Polícia Militar recuperou na manhã de quarta-feira, 29, em uma residência no Setor Oeste, cidade de Paraíso do Tocantins, a motocicleta Honda/ POP 100, cor vermelha, placa de Palmas-TO, que havia sido furtado na noite anterior. A vítima do furto acionou a PM e deu informações sobre a localização de seu veículo, que estaria em uma residência no Setor Oeste, com um menor, 17 anos. A vítima disse ainda que recebeu essas informações através de uma denúncia. No local informado, na Rua Getúlio Vargas, uma equipe da PM localizou o veículo no interior da residência. O menor fugiu do local, pulando muros, ao perceber a aproximação policial. A moto recuperada foi conduzida à Delegacia de Polícia local, para os procedimentos cabíveis. 
Ascom - PM TO

Vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal começa neste final de semana

A partir deste sábado, 1º de agosto, o rebanho da Ilha do Bananal precisa ser vacinado contra a febre aftosa. De acordo a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), mais de 30 profissionais vão se envolver nesta empreitada. O responsável técnico da Adapec, José Pereira Veloso Junior, confirma a necessidade de vacinar o gado da ilha. A Ilha do Bananal está localizada no sudoeste do Tocantins, tem cerca de 20 mil quilômetros quadrados. De acordo com dados da Adapec, em 2014 foram vacinadas na ilha, mais de 75 mil cabeças de gado. Quase 10% do rebanho pertence aos indígenas.  Neste ano o Estado vai fornecer 6 mil doses  da vacina para atender as comunidade indígenas. O Tocantins é considerado zona livre de febre aftosa com vacinação e há 18 anos registra casos da doença.

Governador Marcelo Miranda participa de almoço com chefes do Executivo em Brasília

Foto: Pedro Barbosa 
Governadores que compõem a base aliada, entre eles o do Tocantins, Marcelo Miranda, juntamente com os simpáticos a entendimentos e acordos em prol de soluções para o governo federal, encontraram-se em almoço em Brasília (DF). A finalidade é afinar o discurso a ser definido em reunião com a presidente Dilma Rousseff, agendado para a tarde de hoje, no Planalto da Alvorada.
Coordenador do encontro, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, explicou que a intenção é ouvir os representantes de todas as regiões para que uma pauta em comum seja discutida com a presidente da República. “Há uma série de questões que une todos os estados e o governo federal. É isso que a gente está buscando, um consenso entre a gente”, comentou o governador.
Estiveram presentes os gestores dos estados da Bahia, Rui Costa; Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; Maranhão, Flávio Dino; Pernambuco, Paulo Câmara; Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; Ceará, Camilo Santana; Paraíba, Ricardo Coutinho; Piauí, Wellington Dias; Rio Grande do Norte, Robinson Faria; Santa Catarina, RaimundoCOLOMBO; Alagoas, Ranan Filho; Sergipe, Jackson Barreto, Amazonas, José Melo; Rondônia, Confúcio Moura; Roraima, Suely Campos; e Amapá, Waldez Góes. 

Tocantins participa de encontro nacional sobre fortalecimento do Sine e implantação do Sistema Único do Trabalho

Maria Cotrim – Fotos: Sandro Souza
A Secretária Estadual de Trabalho e Assistência Social, Patrícia Amaral representa o Tocantins na 96ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset) que começa nesta sexta-feira, 31, no Amapá. O encontro vai até o próximo sábado, 1º. Na pauta de discussões estão a organização, funcionamento e o projeto de lei do Sistema Nacional de Emprego (Sine) além de questões importantes, como o Sistema Único do Trabalho (SUT) e o Trabalho Decente. Todos os estados devem participar do encontro. A secretária Patrícia pretende socializar o sistema de funcionamento dos nove postos do Sine no Estado e disse que o encontro será importante na aprimoração do funcionamento do Sistema. “O evento representa o fortalecimento do processo de implantação de melhorias para o Sine visando atender cada vez melhor os trabalhadores através da intermediação de vagas de emprego”, informou. O Sine do Tocantins já encaminhou mais de 2.500 trabalhadores para o mercado de trabalho no primeiro semestre deste ano. Além disso, dezenas de cursos gratuitos são oferecidos semanalmente nas áreas mais procuradas no mercado de trabalho. A atual gestão criou ainda o programa Sine Mais Perto do Trabalhador que leva capacitação e cursos para os bairros e municípios. Sistema Único O Sistema Único de Trabalho (SUT) foi criado por meio de Portaria do MTE nº 1.879/2013 e vem sendo elaborado com a participação do Ministério do Trabalho, Fonset, municípios, representantes de trabalhadores, empregadores e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A ideia é que funcione nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de Assistência Social (SUAS) numa proposta de unificação das ações com o intuito de promover o trabalho decente produtivo e adequadamente remunerado. Outra finalidade é fortalecer a rede Sine com a melhoria e padronização do atendimento ao trabalhador, das estruturas físicas e operacionais da rede, bem como a organização do novo sistema de informações e pesquisas sobre o mundo do trabalho.

Presidente da ATS anuncia ação para amenizar efeitos da seca


A ação emergencial Operação Caminhão-pipa, que vai atender a região sudeste do Tocantins, começa a ser executada a partir da próxima segunda-feira, 3. As estratégias foram divulgadas pelo Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS).