Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

sexta-feira, 6 de março de 2015

Em reunião Governo do Estado discute alternativas para garantia de visitas de familiares em unidades prisionais

 Secretária Estadual da Defesa Social, Gleidy Braga
Foto: Divulgação
O governo do Estado se reuniu nesta sexta-feira, 6, com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Direitos Humanos e familiares dos detentos da casa de prisão provisória de Palmas, para discutir alternativas para garantir os direitos a visitas nas unidades prisionais, conforme afirma a secretaria estadual da Defesa Social, Gleidy Braga.
 A representante dos Direitos Humanos, Silvia Patrícia, reconhece o direito a greve, porém cobra que seja respeitado o direito dos presos.
 De acordo com a defensora pública, Kênia Martins, a defensoria vai entrar com uma ação na justiça para garantir o direito às visitas. Esta semana uma decisão judicial considerou a greve dos policiais civis ilegal e abusiva.

Especial 8 de março: Mulheres contribuem para o crescimento do Tocantins e fazem história

Há 25 anos fazendo parte da PM, a tenente coronel Patrícia Amaral,
 agora ocupa o cargo de secretária do Trabalho
 e Assistência Social
 Sandro Souza/Secom
Com profissionalismo, dedicação e amor, mais de 26 mil mulheres servidoras públicas trabalham para que o Estado do Tocantins se desenvolva. São professoras, administradoras, jornalistas, advogadas, copeiras, policiais e tantas outras que contribuem para o crescimento do Estado e fazem história por onde passam com suas competências e, especialmente, com a maneira de manter as relações pessoais.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado homenageia as 26.626 servidoras e as tocantinenses, através de cinco mulheres que ocupam cargos na gestão estadual, são elas: Cláudia Lelis, vice-governadora; Elizângela Glória, reitora da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins); Gleidy Braga, secretária de Defesa e Proteção Social; Luzimeire Carreira, secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e a tenente-coronel Patrícia Rodrigues, secretária do Trabalho e Assistência Social.

Dorinha pede que municípios do TO elaborem seus planos de Educação

Deputada Dorinha
Foto: Divulgação
Somente 44 municípios em todo o País concluíram todo o processo de elaboração e sanção do plano municipal de Educação, de acordo com o Todos pela Educação. O número representa 0,75% de todas as cidades brasileiras. O prazo para que todos os entes federados elaborem ou atualizem seus planos se esgota no dia 26 de junho.
A deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que participou da comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE), disse que é de fundamental importância que estados e municípios elaborem seus planos de educação coerentes com o PNE. “Para o cidadão, o PNE e os planos de educação do estado e do município onde ele mora devem formar um conjunto coerente, integrado e articulado para que seus direitos sejam garantidos e o Brasil tenha educação com qualidade para todos”, disse.

Corpos mumificados são achados em vulcão do México

(Foto: REUTERS/Hilario Aguilar)
Membros do clube de montanhismo do México e da Defesa Civil da cidade de Chalchicomula de Sesma, no México, divulgaram a descoberta de corpos mumificados no vulcão Pico de Orizaba, na fronteira dos estados de Puebla e Veracruz.
Aparentemente, os corpos são de dois homens, segundo a mídia local, e poderiam ser de alpinistas que desapareceram em 2 de novembro de 1959 após uma avalanche, indicam as autoridades locais.
Os corpos foram encontrados a 5.270 metros de altura na geleira Jamapa, no lado norte do Pico de Orizaba, e não puderam ser resgatados devido às condições meteorológicas de risco e às condições da área.

STF manda investigar 12 senadores e 22 deputados na Lava Jato; TO tem representante que será investigado, VEJA LISTA COMPLETAMi

Ministro Teori Zavascki
Foto: Divulgação
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (6) autorizar a abertura de inquérito para investigar 47 políticos suspeitos de participação no esquema de corrupção da Petrobras revelado pela Operação Lava Jato.
Entre eles, há 22 deputados federais, 12 senadores, 12 ex-deputados e uma ex-governador.
O PP é o partido com mais políticos entre os que responderão a inquéritos (32). Em seguida, vêm PMDB (sete), PT (seis), PSDB (um) e PTB (um).
Não há governadores de estado na lista. Eventuais casos de governadores, deverão ter os peddios de abertura de inquéritos entregues na próxima semana pela Procuradoria Geral da República ao STJ, que tem atribuição de investigar governadores.

Executivos do Banco Mundial asseguram apoio ao PDRIS em audiência com Marcelo Miranda


Foto: ElizeuOliveira/Secom
O governador Marcelo Miranda se reuniu nesta quinta-feira, 5, com o gerente de Projetos do Banco Mundial, Eric Lancelot, e o especialista em Transporte da instituição, Satoshi Ogita, no Palácio Araguaia, em Palmas. Eles estão em visita ao Tocantins até esta sexta-feira, 6, com o objetivo de identificar os novos gestores das pastas que compõem o Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), 
desenvolvido pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Marcelo Miranda discute Transbananal/TO - 500 com deputado mato-grossense

Foto: Lia Mara/Secom
A interligação do Tocantins com o Estado do Mato Grosso, por meio da rodovia Transbananal (TO-500), foi tema de audiência do governador Marcelo Miranda com o deputado mato-grossense Baiano Filho (PMDB). Durante a audiência, realizada no gabinete do governador nesta quinta-feira, 5, Marcelo Miranda destacou a importância de se buscar estratégias para que o projeto possa se consolidar sem prejuízos ambientais e à população da região.

De acordo o governador, a discussão em torno do projeto de implantação da Travessia Transbananal/TO- 500, que interligará os Estados de Mato Grosso e Tocantins pelos municípios de Santa Terezinha (MT) e Lagoa da Confusão (TO), é uma discussão secular. “Nós sabemos da importância dessa discussão e esse é o momento de aprofundarmos ainda mais, chegando até o governo federal”, disse.

Ainda de acordo com Marcelo Miranda, também é importante discutir o processo de construção com as populações local. “Temos a disposição do governador do Mato Grosso e também a nossa disposição, de discutirmos com os seguimentos organizados da sociedade, as populações indígenas; e juntando tudo isso, temos o que apresentar ao governo federal”, ressaltou.

Polícia Militar apresenta material encontrado durante vistoria na CPPP

Foto: Ascom/PM-TO
Na tarde desta quinta-feira 5, o comandante da Polícia Militar (PM), coronel Glauber de Oliveira Santos,  apresentou para a imprensa os resultados e todo o material encontrado durante vistoria realizada na manhã de hoje na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), na qual foi encontrado um túnel cavado pelos detentos com mais de 10 metros de extensão, celulares e armas.
Durante a coletiva, o material encontrado foi exposto, podendo contabilizar centenas de objetos perfurantes, entre facas, chunchos, espetos e 35 aparelhos celulares. O comandante geral da Polícia Militar ressaltou que a vistoria ainda está em andamento e que esses não são os resultados finais da ação.

Segundo o comandante, o principal balanço da ação é a importância do envolvimento da PM nesse momento. “A PM não descarta a possibilidade de realizar entradas emergenciais nas demais unidades prisionais do Estado e à medida em que estas ações forem requisitadas, a atuação vai acontecer.”

Palmas - PM apreende menor com três quilos de droga


Foto: Ascom/PM-TO
Policias militares do 6º Batalhão (BPM) em operação conjunta com o serviço de Inteligência da Polícia Militar (PM) apreenderam um menor de 17 anos,  no Jardim Aureny II, com cinco tabletes de maconha, aproximadamente três quilos e um notebook. O fato aconteceu na noite de quinta-feira, 5.
O adolescente já estava sendo monitorado  e confessou que vendia drogas. Em seguida o autor foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil para procedimentos cabíveis.

 Ascom/PM-TO

Programa de desenvolvimento turístico vai alavancar Jalapão

Foto: Lia Mara/Secom
O governador Marcelo Miranda recebeu na tarde desta quinta-feira, 5, representantes da Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para tratar do projeto para o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Tocantins (Prodetur), que visa alavancar o turismo na região do Jalapão. A principal obra em andamento pelo Prodetur é a pavimentação asfáltica da TO-030, que vai possibilitar o transporte e acesso às comunidades, bem como o ordenamento do polo turístico.

O governador determinou à equipe técnica da gestão que faça um estudo, com o objetivo de estruturar o projeto, e lembrou que o Prodetur teve início ainda na sua primeira gestão com uma visão de impulsionar o turismo numa das regiões mais importantes do Estado. “Coube a nós ouvir o desejo do Banco, que é o financiamento para implementar a rodovia TO-030, que liga Novo Acordo a Mateiros, passando por São Félix. Será um divisor de águas, porque estaremos priorizando uma região importantíssima do turismo. Vejo com bons olhos. Nossa equipe já está se preparando e vai discutir com o Banco o projeto, e acredito que até novembro e dezembro nós podemos iniciar”, estimou.

MPE denuncia marido da professora Heidy por homicídio

A denúncia foi feita nesta quinta-feira.
Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira, 05, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Capital, ofereceu denúncia em desfavor de Alan Moreira Borges, marido da professora Heidy Aires Leite Moreira Borges, assassinada com golpes de faca no fim do ano passado.

Baseado no inquérito policial, o Promotor de Justiça Lucídio Bandeira Dourado considerou que o denunciado agiu consciente e voluntariamente, após descobrir que a vítima estava mantendo relação amorosa com um ex-namorado. Com orgulho ferido e instinto de vingança, premeditou o assassinato de sua companheira.

Defesa Social convoca para o Teste de Aptidão Física (TAF)

Foto: FernandoSousa/Secom
Já está disponível no site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) a convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso público da Defesa Social de Tocantins. Participarão desta fase os candidatos aos cargos de Técnico em Defesa Social e Técnico Socioeducador, aprovados na Prova Objetiva dentro do quantitativo de duas vezes o número de vagas. O certame prevê 1.250 vagas ao todo.
Conforme o cronograma, publicado pelas Secretarias de Defesa Social e Administração no Diário Oficial do Estado, o teste será realizado entre os dias 14 e 18 deste mês.
O resultado preliminar do TAF está previsto para ser divulgado até o dia 20, conforme o cronograma. Após a realização dos testes, será aberto prazo para recursos. Os interessados em ingressar com recursos terão prazo de 23 a 24 de março.

Governador Marcelo Miranda faz balanço positivo dos 60 primeiros dias de sua gestão

Foto: Divulgação/Secom
Em balanço de seus 60 dias à frente do Executivo Estadual, o governador Marcelo Miranda falou que esse período foi destinado para colocar a casa em ordem. Mas tudo conduzido com muita cautela, haja vista a situação delicada em que o Estado se encontra. Segundo ele, reformas e ações emergenciais vêm sendo feitas em todos os segmentos, contudo sem violar os limites prudenciais. “Estamos trabalhando nas mudanças que o Tocantins precisa e que o povo pediu”, lembra.

Nesses dois meses de governo, Marcelo Miranda vem recebendo votos de confiança dos tocantinenses. “Nosso povo não suporta mais desgoverno, abandono e falta de respeito com o patrimônio público, assim como o tratamento desumano na saúde, a violência e a falta de segurança pública”, justifica.

quinta-feira, 5 de março de 2015

PM intervém na Casa de Prisão Provisória de Palmas e encontra túnel de mais de 10 metros

Foi encontrado um buraco que seria usado para a fuga de
aproximadamente 10 metros. Foto: Divulgação/Secom
Durante uma ação de vistoria realizada na manhã desta quinta-feira, 5, na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), policiais militares encontraram um túnel com mais de dez metros de extensão. Esse túnel vinha sendo cavado por detentos da unidade prisional durante esse período em que os policiais civis do Estado, responsáveis pela segurança nos presídios, permanecem com suas atividades paralisadas. O túnel está sendo periciado, para posterior concretagem.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Dorinha defende feminicídio como importante passo contra a violência doméstica

Foto: Divulgação
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (3) o Projeto de Lei 8305/14, do Senado, que muda o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) para incluir entre os tipos de homicídio qualificado o “feminicídio”, definido como o assassinato de mulher em razão de sua condição de sexo feminino. A matéria será enviada à sanção.
Segundo a proposta, há razão quanto à condição de sexo feminino quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher. A pena prevista para homicídio qualificado é de reclusão de 12 a 30 anos.

Imagens mostram como Estado Islâmico corta mão de suposto ladrão

Acusado de roubo é escoltado por militantes do Estado Islâmico
Foto: Reprodução/Twitter/Ragga_Sl
Imagens que foram distribuídas na internet e denunciadas pelo grupo "RIBSS" (sigla para "Raqqa está sendo massacrada lentamente", em inglês), que monitora ações do Estado Islâmico na Síria, mostram um homem acusado de ser ladrão ter a mão decepada por militantes da organização jihadista.

O aspecto das imagens divulgadas pelo RIBBS, com o símbolo do centro de mídia do Estados Islâmico, dá a entender que elas podem ter sido tiradas de um vídeo.

Suspeito de incendiar ônibus no TO denuncia grupo que fazia ataques e leva R$ 15 mil

Foto: Reprodução/TVAnhanguera
Cinco homens entre 18 e 28 anos foram detidos na madrugada desta quarta-feira (4), em Palmas, suspeitos de incendiarem dois ônibus na capital. A identidade dos suspeitos não foi revelada pela polícia. A prisão só foi possível depois que um deles denunciou os outros, a fim de levar a recompensa de R$ 15 mil oferecida pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP). Ele negou participação nos crimes e foi liberado após colaborar com as investigações. Os outros quatro suspeitos continuam presos.

Relembre os ataques:

terça-feira, 3 de março de 2015

Unitins realiza nova etapa de pesquisa sobre arroz irrigado

Foto: Vivianni Asevedo/Secom
Com a perspectiva de aumento de 21,83 mil toneladas na safra 2014/2015, o Tocantins é o 3º maior produtor de arroz irrigado no Brasil e visando potencializar ainda mais a produção de arroz irrigado em áreas de várzeas, a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), em parceira com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), através do Programa de Fortalecimento da Cultura de Arroz, realiza mais uma etapa da colheita de variedades e linhagens de arroz, no Centro de Pesquisa Agro Ambiental da Várzea – Unitins, no município de Formoso do Araguaia, na manhã desta quarta-feira, 4.

Governo do Tocantins trabalha com transparência e quer manter diálogo com policiais civis

O procurador-geral do Estado, Sérgio do Vale e o secretário de Estado da Administração, Geferson Barros, membros da Comissão de Análise de Impacto de Pessoal, se encontraram nesta terça-feira, 03, com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, que está mediando as conversações com representantes dos policiais civis.
Conforme foi ressaltado na reunião, desde o início esta gestão propõe um debate transparente sobre a impossibilidade financeira de pagar o benefício à categoria, que geraria um impacto de R$ 33 milhões por ano.
“Não podemos vender mentiras. Trabalhamos com a veracidade e com a transparência da situação econômica do Estado. É preciso aguardar o período de 180 dias para que as concessões sejam iniciadas. Nós também somos interessados em garantir os direitos dos servidores”, frisou o procurador-geral do Estado, durante o encontro.
Mesmo após decisão da Justiça de considerar a greve da categoria ilegal, ocorrida nesta tarde, o Governo reiterou, por meio de nota oficial, sua disposição para a continuidade do diálogo com a categoria, bem como com as demais entidades sindicais que tratam de demandas dos servidores públicos estaduais.

Energia a partir do lixo é realidade na Califórnia

divulgação
Professora Ruihong Zhang pesquisa sustentável para o excesso de lixo.
Foto: Divulgação
Desde abril de 2014, a Universidade da Califórnia está resolvendo dois problemas de uma só vez: utiliza-se da grande quantidade de lixo para gerar a energia do próprio campus. A professora Ruihong Zhang tem 20 anos em pesquisas de temas que permeiam a busca da solução para o problema do excesso de lixo. Sua meta é transformar o máximo possível de lixo orgânico em energia renovável.
Zhang e os cientistas do grupo que ela lidera estão estudando o uso de bactérias para converter o lixo orgânico, principalmente restos de alimentos, em energia. Através do processo de fermentação, o sistema, basicamente, produz metano e gás carbônico (biogás) a partir das bactérias que se alimentam devorando o lixo orgânico. 

Homem é vítima de afogamento no rio javáes

Fotos: 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros
 de Gurupi
Antônio Pereira da Silva, 42 anos, foi encontrado hoje no início da tarde no porto Piauí, rio javaés a 50 km do município de Formoso do Araguaia - TO. Informações que chegam é que o barco que ele estava com outra pessoa que não teve nome divulgado e colidiu com uma árvore que estava submersa, e acabou morrendo afogado, o rio javaés se encontra no período das cheias.


Informações afirmam que ele tinha ingerido bebidas alcoólicas, só que a informação não foi confirmada. A busca começou hoje pela manhã, o corpo foi localizado no início da tarde pela 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Gurupi. Segundo informações ele morreu por volta das 13h de ontem.





Aviso: Contém cenas fortes.

Liminar declara greve da PC de ilegal e abusiva e determina prazo para retomada do serviço

Foto: Divulgação
No início da tarde desta terça feira, foi concedida uma liminar considerando ilegal a greve dos policiais civis do estado, e determina que sejam retomados os serviços num prazo de até seis horas com pena de multa diária no valor de R$50 mil ao Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-) e seu presidente, Moisemar Marinho.

Continuando o descumprimento eles serão penalizados com o desconto salarial pelos dias de paralisação. A decisão da liminar é da desembargadora Maysa Vendramini Rosal e foi requerida pelo Governo do Estado em Ação Declaratória de Ilegalidade e Abusividade de Greve do Servidor Público, com o pedido de antecipação de tutela.

Fotógrafo flagra furão voando de carona em pica-pau

(Foto: Martin Le-May/BBC)
Esta foto flagra o momento em que um furão pega carona no voo de um pica-pau. A imagem foi feita num parque em Londres pelo fotógrafo amador Martin Le-May.
Ele acredita que o mamífero atacou o pássaro, que decolou no susto, levando consigo o passageiro.
"O pica-pau estava saltitando estranhamente como se estivesse pisando numa superfície quente... O pássaro voou sobre nós e um pouco em nossa direção; de repente, ficou óbvio que ele tinha um pequeno mamífero ns costas e que essa era uma luta pela vida", disse Le-May.
A dupla aterrissou a cerca de 25m do fotógrafo, que disse ter temido pelo pica-pau.

Aos 68 anos morre o cantor sertanejo José Rico, da dupla com Milionário

Reprodução: Facebook
Morreu nesta terça-feira (3), aos 68 anos, o cantor sertanejo José Rico, da dupla com Milionário. Ele estava internado no hospital Unimed, de Americana (SP). A causa ainda não foi confirmada.
"O maior de todos se foi... O mito, a melhor voz desse país! Meu coração está despedaçado... Muito muito triste. Obrigada por tudo, Zé Rico! Me sinto privilegiada de ter convivido um pouco com você!", escreveu a assessora de imprensa da dupla, Amália Barros."É com muita dor no coração e profunda tristeza que comunicamos o falecimento do nosso ídolo José Rico. Vamos rezar por este homem que tanta alegria nos deu. É impossível descrever nossa tristeza, estamos todos em estado de choque", diz a nota oficial.
O velório está marcado para esta terça-feira, a partir das 21h, na Câmara Municipal de Americana, de acordo com a funerária Americana.

Controladoria Geral aponta irregularidades em prestações de contas do exercício de 2014

Foto: Luciano Ribeiro / Secom
A Controladoria Geral do Estado (CGE) encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) as prestações de contas do exercício de 2014 das unidades do Governo e dos Fundos Estaduais. O relatório, analisado durante o mês de fevereiro, aponta irregularidades nas contas das secretarias da Educação (Seduc) e da Fazenda (Sefaz), e também nos Fundos Estaduais de Saúde (FES) e de Previdência (Funprev). Sendo ainda 68 processos considerados regulares - destes, 11 sem restrições e 57 com ressalvas.

Justiça: Adilson Jesus de Matos é Preso em Rondônia acusado de assassinar o Sargento Natan em Lagoa da Confusão-TO em 1998

Adilson de Jesus Matos
Foto: Divulgação/PM
Foi preso no estado de Rondônia, o fugitivo Adilson de Jesus Matos estava foragido à cerca de 18 anos.  Ele é acusado de matar o Sargento Natan em 1998 no município de Lagoa da Confusão – TO. 

Ele que é conhecido no meio policial por práticas criminosas, cometia vários crimes na época quando em um desses crimes veio a assassinar em uma emboscada o Sargento na cidade.

Relembre o que aconteceu naquela época:

No dia, 11, do mês de maio do ano de 1998, bandidos fortemente armados assaltaram a agência dos correios da cidade onde no momento acontecia o pagamento dos aposentados, testemunhas afirmam ter ouvido muitos tiros por parte dos bandidos e ouvia gritos perguntando se não havia policial na cidade.

Logo após o assalto os bandidos fizeram tocaia no trevo que liga Lagoa da Confusão à Cristalândia á espera dos policiais. Natan que na época era responsável pelo destacamento não recuou e foi exercer sua função, e foram atrás do ocorrido, chegando ao trevo da cidade os policiais foram surpreendidos e o Sargento foi alvejado por uma bala de fuzíl, o acusado estava em cima de um poste no momento do disparo.


Natan veio a falecer 13 km de um Posto de
Saúde. Foto: Graciela Alencar
Natan chegou a ser socorrido e foi conduzido ao Posto de Saúde mais próximo, cerca de 50 km, e faltando 13 km para chegar ao município de Cristalândia ele veio a falecer. A Polícia, no entanto afirma ainda ter informação que além desse crime Adilson teria cometido vários outros crimes no nordeste do Brasil. A família do acusado é de Aliança - TO e o mesmo estava foragido desde a época do crime à cerca de 18 anos atrás, e que agora vai ser recambiado para um presídio no estado do Tocantins.

Com Informações da Família de Natan

Camionete é roubada em Gurupi por homens armados

Foto: Jair Inocêncio
Uma Camionete modelo S-10 foi roubada no setor Jardim dos Buritis em Gurupi, os indivíduos estavam de moto quando abordaram o proprietário e com o uso de arma de fogo levaram a camionete.

Ela foi encontrada no setor Vila Íris (Malvinas) em uma garagem após uma denúncia anônima a Equipe de Inteligência da Policia Militar se deslocou até o local e realmente constatou que a camionete estava lá, porém os inquilinos da residência informaram que o proprietário da residência pediu para que a camionete fosse guardada e informou que a mesma era de um amigo.

Detentos ateiam fogo em colchões e faz reivindicação na Casa de Prisão Provisória de Gurupi

Bandidos atearam fogo em colchões agora pela manhã.
Foto: Jair Inocêncio
Por volta das 09h da manhã de hoje, os detentos foram conduzidos para a área do banho de sol, e hoje, eles estão se recusando a retornar da área do banho de sol e instalou se um princípio de motim, alguns policiais e agentes estão tentando negociar com eles para que os mesmos retornem as duas devidas selas, agora pouco também, eles começaram a tocar fogo em colchões e se encontram muito ouriçados e segundo um detento entrevistado pelo repórter da Band Gurupi, Jair Inocêncio, eles estão reivindicando o retorno da Cobal, empresa que era responsável por levar os mantimentos das famílias para os presos, onde levava alimentação, produtos de limpeza e higiene pessoal.

Eles também reivindicam o retorno da visita que está suspenso, neste momento os policiais estão negociando para que todos saiam da área do banho de sol e reconduza para as selas. Hoje, tem cerca de 70 detentos na Casa de Prisão Provisória (CPP) porque a maioria foram levados para o presidio Luz da Manhã por motivos de reforma na CPP em Gurupi.

Pai diz que siamês sobrevivente ainda não perguntou do irmão que morreu

Pai ainda não contou ao filho sobre a morte do irmão.
Foto: Reprodução/Facebook
O professor Delson Brandão, pai dos gêmeos separados no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, disse nesta segunda-feira (2) que o filho sobrevivente, Heitor Ledo Rocha Brandão, de 5 anos, não perguntou mais do irmão, Arthur Ledo Rocha Brandão, após sua morte. Em um texto postado em uma rede social, ele diz acreditar que o filho "sabe ou sente" que o irmão não está mais ali e que só vai contar o que ocorreu quando Heitor questionar onde está o irmão.
Delson afirma que desde o primeiro momento em que recuperou os sentidos após entrar na UTI, Heitor sempre "procurava ou esticava o pescoço para olhar o irmão dormindo na cama ao lado". Porém, desde a última sexta-feira (27), quando Arthur morreu em decorrência de duas paradas cardíacas, isso não ocorre mais.

Tocantins é destaque nacional por falta de planejamento da administração passada

Reprodução: G1
Mais uma vez o Tocantins aparece em rede nacional por conta da falta de planejamento orçamentário-financeiro de governos passados. Nesta segunda-feira, 2, o telejornal Bom Dia Brasil (Rede Globo) apresentou levantamento sobre a difícil realidade encontrada por governadores de vinte estados, mais Distrito Federal, que assumiram ou reassumiram no início do ano. Infelizmente, o Tocantins figura na lista. Ver matéria: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/index.html

Cerca de quatro ônibus são incendiados em Araguaína na noite desta segunda-feira, Dimas disse que que montará estratégias de segurança para Araguaína e garantir a mobilidade da população

Foto: Divulgação
- Bruno Soares

Depois dos três ataques a ônibus na capital na sexta-feira e no sábado, hoje foi o dia de Araguaína vivenciar um dia de terror, um vídeo e várias fotos mostram novos ataques de bandidos na cidade. “Na verdade dois foram total e dois parciais”, diz uma pessoa no vídeo. Em outro vídeo divulgado ainda ontem os “supostos marginais” afirmaram que atacariam Palmas, Araguaína e Gurupi.

Outra ação registrada pela PM-TO os marginais picharam alguns vermelhos com as siglas “CV” supostamente referindo se ao Comando Vermelho que assumiu a autoria aos ataques em Palmas através de uma carta escrita e alguns áudios que circularam pelo Whatsapp.




Vídeo Divulgado logo
após o ataque.
Divulgação

Marcelo Miranda determina retomada do Prodoeste, que vai gerar mais de 11 mil empregos

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 2, durante audiência do governador
com o gerente do BID. Foto: Lia Mara/Secom
O Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins (Prodoeste) será reativado no Estado por determinação do governador Marcelo Miranda. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 2, durante audiência do governador com o gerente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), John Horton. O programa vai investir recursos no desenvolvimento de cadeias produtivas e na produção agropecuária, de maneira sustentável, com sistema de barragens, além de melhorar o fornecimento de água e aumentar a renda dos agricultores com perspectiva de gerar 11.540 empregos diretos e 23 mil indiretos no Estado.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Menino passa em 1º lugar em escola federal estudando com livros de lixão

Filho de pasteleiro e catadora de lixo, ele estuda com livros 

que mãe trazia do lixão. Thompson fez 895 pontos de um total de mil.

Uma daquelas histórias de um brasileiro que venceu apesar de todas as dificuldades. Um adolescente, filho de um pasteleiro e de uma catadora de lixo, passou em primeiro lugar para uma escola federal de tecnologia, no Rio Grande do Norte. Desde pequeno, Thompson, de 15 anos, estudou usando livros que a mãe trazia do lixão.
Em um bairro da periferia de Natal os índices de criminalidade são altos. Falta saneamento básico e boas condições de moradia. Mas dessa comunidade saiu a melhor nota do exame de seleção para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Sortudo ganha R$ 8 milhões na Quina com duas apostas de R$ 1 cada

Fachada da Lotérica de onde saiu o mais novo
 milionário.
(Foto: Izaías Oliveira / Arquivo Pessoal)
Um homem com aparentemente 50 anos é o mais novo milionário de Minas Gerais. Com apenas um investimento de R$ 2, ele vai receber a fortuna de R$ 8.606.629,13. A casa lotérica que fez o bilhete premiado fica no bairro São Paulo, na Região Nordeste de Belo Horizonte.
De acordo com o proprietário, Izaías Oliveira, o ganhador esteve na Fonte dos Milhões na manhã desta segunda-feira (2) para conferir os números sorteados. “Ele ficou muito feliz”, resumiu. Ainda segundo Oliveira, ele orientou que o mais novo rico do estado procurasse uma agência da Caixa Econômica Federal.
O ganhador acertou as cinco dezenas do concurso 3726 sorteado pelo Caminhão da Sorte, no último sábado (28), às 20h, em Ibirubá (RS). Os números são: 12 – 50 – 59 – 73 – 80.

Orquestra Sinfônica do TO abre inscrições para estudantes

Foto: Elias Oliveira/Secom
Um dos principais grupos musicais do Tocantins, a Orquestra Sinfônica, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está com inscrições abertas. Os interessados devem procurar a Diretoria de Educação da Pasta até o dia 6. A Orquestra é um projeto de Extensão e Cultura desenvolvido pelo Governo do Estado e é composta por jovens de 14 a 25 anos que estejam matriculados em uma instituição formal de ensino.

De acordo com a coordenação da Orquestra, as inscrições deverão ser feitas na sede da Seduc, na sala da Diretoria de Educação, de 2 a 6 de março, no horário de 14h30 às 17h30. Os interessados deverão comparecer portando documentos pessoais e procurar as coordenadoras Luzia Américo e Ruth Eletra. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (63) 3218-7501.

Agora: Em ato reservado, Dilma sanciona Lei dos Caminhoneiros sem veto

Não ouve veto na lei. Foto: Divulgação
Em ato reservado no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (2) sem veto a Lei dos Caminhoneiros. O texto foi aprovado pela Câmara em 11 de fevereiro e estabelece regras para o exercício da profissão de motorista. O ato faz parte de acordo entre governo e caminhoneiros para o desbloqueio de rodovias no país.
A nova lei garante, entre outros pontos:
- Isenção de pagamento de pedágio para cada eixo suspenso de caminhões vazios

Melhore o seu português com 115 videoaulas gratuitas

Diogo Rodrigues Gonçalves/ Flickr/ Creative Commons
Quem deseja aperfeiçoar ou ampliar seus conhecimentos em Língua Portuguesa tem na web inúmeras possibilidades de aquisição gratuita desse conhecimento. O site Canal do Ensino compilou 115 videoaulas, de conteúdos simples a avançados, que podem ser vistos gratuitamente.
Análise Sintática, Fonemas, Acentuação Gráfica e Novo Acordo Ortográfico são alguns dos temas das aulas disponíveis no Youtube, no canal “Gramática em Vídeo”.
Confira as primeiras videoaulas listadas a seguir:

5 lugares para visitar antes que se tornem populares demais

“Esse ano quero viajar mais”... Essa resolução aparece na lista de grande parte das pessoas no que diz respeito a desejos para o Ano Novo. Paris, Nova York e Caribe costumam estar no topo das listas dos viajantes. Destinos extremamente populares que, por consequência, acabam se tornando cheios e muitas vezes caros.
O empresário, ator e apresentador Bruno De Luca criou uma lista dos cinco lugares para visitar antes que integrem esse ranking de popularidade. Lugares ainda escondidos e pouco explorados, mas não menos fascinantes.
Durante as nove temporadas do programa "Vai pra Onde?", no canal Multishow, o ator visitou 103 cidades em 27 países mostrou diversos destinos e mais de 600 dicas para viajar gastando pouco e se divertindo muito.
Bruno é um dos sócios do Trippics, rede social voltada exclusivamente para viagens.
Confira cinco lugares para visitar antes que se tornem populares demais:
Koh Rong (Camboja)
Koh_Rong_Samloem
Um paraíso praticamente não explorado. A Ilha localizada no sul do Camboja é o refúgio perfeito para quem busca tranquilidade, águas cristalinas e interação com a natureza. Com uma enxuta estrutura hoteleira, na maioria bangalôs simples, o local lembra aquelas ilhas desertas, cercadas por mata e com grande diversidade marinha. Um destino perfeito para quem quer fugir da muvuca e desfrutar de um local rico em belezas naturais.

domingo, 1 de março de 2015

Dor no peito não é o único sintoma de infarto

melodija/iStock

O infarto acontece quando parte do músculo
 cardíaco morreu por falta de oxigênio
As doenças cardiovasculares são líderes em morte em todo o mundo e, dentre elas, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a principal causa. Segundo o Datasus, agência de controle de dados do governo, foram registrados 2028 óbitos por essa doenças no estado de São Paulo apenas em agosto de 2013.
Em artigo publicado no Minha Vida, o cardiologista Bruno Valdigem esclarece que a dor no peito não é o único sinal de infarto e que as pessoas devem estar alertas a outros sintomas. Na matéria, o site também disponibiliza uma série de vídeos com dicas de especialistas no assunto.

Exposição de Fotos: Palmas para Palmas, um novo jeito de ver a nossa capital.

Foto: Gabryell Carvalho
Palmas é a maior cidade do estado do Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988. Entretanto, somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado.
De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas, se tornando a capital com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das regiões Norte e Nordeste. 
Após 25 anos, a população chega aos 265 400 habitantes. Palmas é a última cidade do século XX completamente planejada, já que a cidade nasceu e foi projetada desde o início para ser a capital do estado do Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país. 

Confira mais fotos: