Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Conferência de Cultura Indígena no Tocantins tem início na próxima segunda em Palmas

Foto: Emerson Silva / Governo do TO
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizará, pela primeira vez no Tocantins, a Conferência de Cultura Indígena. Ação que tem o intuito de fortalecer e propor diretrizes para avanços nas políticas culturais e também inserir as demandas da comunidade indígena na minuta do Plano Estadual de Cultura. A Conferência acontecerá em Palmas, nos dias 17 e 18 de agosto, no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e terá a participação do ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas.
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino, realizar a primeira Conferência de Cultura Indígena é indispensável para proteger, fortalecer e valorizar a cultura indígena. “De nossa parte, todo o respeito à autonomia das oito etnias indígenas do Tocantins que se reunirão para debater os aspectos culturais de seu interesse. Nós devemos, por determinação do governador Marcelo Miranda, receber, acatar e viabilizar as condições para que suas reivindicações se tornem realidade”, comentou o secretário.
Para a assessora de assuntos indígenas da Secult, Narubia Werreria, a Conferência de Cultura Indígena, tem o objetivo de empoderar toda comunidade indígena para que os mesmos defendam e reivindiquem suas demandas em relação ao Plano Estadual de Cultura. “Nós, indígenas, temos uma percepção holística da cultura e fazemos questão de contribuir com nossas visões singulares e modo de pensar a cultura”, concluiu.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Pleno julga recursos de prefeituras nesta quarta-feira, Lagoa da Confusão está na pauta

Foto: Divulgação
Sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Tocantins desta quarta-feira, 12, analisa 19 processos. Entre os processos, recursos ordinários, tomadas de contas, pedidos de reexame, ações de revisão, consultas, dentre outros.

Entre recursos ordinários, estão as prestações de contas de ordenador de despesas das prefeituras de Santa Maria do Tocantins (2010), Rio do Sono (2010), Palmas (2009), Lagoa da Confusão (2009) e Secretaria da Educação e Cultura (2008).

A sessão, que tem início às 14h30, é aberta ao público e realizada no edifício Ruy Barbosa, prédio anexo ao TCE/TO, com transmissão ao vivo pelo site www.tce.to.gov.br.