Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Estado reforça agenda de cooperação com governo federal para execução do Bolsa Família

Foto: Divulgação
O trabalho de orientação, apoio e monitoramente da execução do Bolsa Família e cadastro Único do Estado foi abordado em reunião entre a secretária de Trabalho e Assistência Social, Patrícia Amaral e o Secretário Nacional de Renda e Cidadania do Ministério de Desenvolvimento Social e combate à fome, Helmut Schwarzer na tarde desta quinta-feira, 16. O Tocantins tem 135 mil beneficiários do programa atualmente e 284 mil famílias no cadastro único.
Conforme os dados, através do trabalho de acompanhamento coordenado pela Setas, o Tocantins ampliou a taxa de cobertura nos municípios . “O Tocantins tem uma taxa de cobertura elevada e vemos um esforço no acompanhamento e orientação. Temos uma relação contínua com o Estado através de uma agenda de cooperação com relação à capacitação e qualificação para os municípios do Estado”, pontuou o secretário nacional durante visita à Setas.
A secretária Patrícia expôs que o Estado prima pela qualidade e transparência na gestão do programa para que as famílias que realmente precisam do benefício sejam atendidas.  “Com o programa temos um aspecto amplo de atendimento à população do nosso Estado que vai além da transferência de renda, mas passa principalmente pela melhoria das condições sociais. Nossa equipe de trabalho está em campo, nos municípios fazendo o levantamento da situação desses beneficiários. É um esforço do governador Marcelo Miranda esse atendimento à população que mais precisa assim como nas comunidades indígenas e quilombolas”, disse.

O governo do Tocantins vem aperfeiçoando o trabalho intersetorial com as pastas da Saúde e Educação visando o fortalecimento das ações contínuas como conta a técnica da Gerência do Cadastro Único e Bolsa Família da Setas, Euvanilde da Silva. “ As ações são pensadas de forma conjunta na busca da superação das dificuldades locais dos municípios. As visitas trouxeram um efeito positivo com relação á defasagem de acompanhamento das famílias na condicionalidade da saúde, por exemplo”, citou.
Dados
No Estado 182 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, cerca de 88% do público beneficiado pelo programa, freqüenta a escola e 124 mil jovens tem acompanhamento regular de saúde nos municípios. Por mês o governo federal repassa cerca de R$ 23 milhões para pagamento do benefício, uma média de R$ 172, 52 por beneficiário.
Maria Cotrim – Ascom Setas

Nenhum comentário:

Postar um comentário