Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Veículos furtados são apreendidos pela PM em Lagoa da Confusão e Cristalândia

Policiais militares do 8º Batalhão da Polícia Militar recuperaram na segunda-feira, 13, nas cidades de Lagoa da Confusão e Cristalândia, dois veículos furtados. Na cidade de Lagoa da Confusão os policiais apreenderam um automóvel Fiat Pálio, cor preta, placa de Ribeirão Preto/SP, que estava em poder de uma mulher de 29 anos. Uma testemunha acionou a PM e informou sobre a procedência duvidosa do veículo, que estava na Avenida Vitório Panta, centro da cidade. Os policiais constaram que se tratava de veículo com registro de furto e conduziram a mulher e o carro à Delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos cabíveis. Já na cidade de Cristalândia, a PM apreendeu uma motocicleta Honda CG 125, cor azul, placa de Paraíso do Tocantins/TO, produto de furto, que estava em poder de um indivíduo. Os policiais receberam denúncia de que o homem estava empinando a motocicleta, na Rua Javae, Setor Padre Cícero. No local encontraram o acusado e constataram que a motocicleta estava com registro de furto. Condutor e veículo foram apreendidos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos legais.
Ascom PMTO.

Aplicativo criado por bombeiro está entre os cinco melhores

Foto: Divulgação
Álcool ou gasolina? Na hora de abastecer sempre bate aquela dúvida e, para auxiliar os motoristas na escolha de qual combustível é mais vantajoso, o cabo bombeiro Bruno Morais desenvolveu um aplicativo gratuito que hoje está entre os cinco melhores de sua categoria. O Gasnol faz o cálculo de como seriam os gastos com o etanol (álcool) e a gasolina e oferece a melhor solução para o condutor.
O Gasnol já possui mais de 4.300 downloads e está listado entre os mais indicados no Google Play, no blog da rede de postos ALE e no techtudo.com.br, um dos sites de tendências na área de tecnologia mais conceituados no País. O cabo explica que desenvolveu o aplicativo por uma necessidade pessoal. “Eu comecei a procurar entre os aplicativos disponíveis no mercado, mas não encontrei nada que atendesse ao que buscava. Foi então que decidi desenvolver um que trouxesse o cálculo mais complexo, diferente do tradicional, que apenas divide o valor do etanol pela gasolina, por que em alguns casos nem sempre vai ser mais vantajoso abastecer no etanol ainda que seja mais barato do que a gasolina”, explica.

Estado reforça agenda de cooperação com governo federal para execução do Bolsa Família

Foto: Divulgação
O trabalho de orientação, apoio e monitoramente da execução do Bolsa Família e cadastro Único do Estado foi abordado em reunião entre a secretária de Trabalho e Assistência Social, Patrícia Amaral e o Secretário Nacional de Renda e Cidadania do Ministério de Desenvolvimento Social e combate à fome, Helmut Schwarzer na tarde desta quinta-feira, 16. O Tocantins tem 135 mil beneficiários do programa atualmente e 284 mil famílias no cadastro único.
Conforme os dados, através do trabalho de acompanhamento coordenado pela Setas, o Tocantins ampliou a taxa de cobertura nos municípios . “O Tocantins tem uma taxa de cobertura elevada e vemos um esforço no acompanhamento e orientação. Temos uma relação contínua com o Estado através de uma agenda de cooperação com relação à capacitação e qualificação para os municípios do Estado”, pontuou o secretário nacional durante visita à Setas.
A secretária Patrícia expôs que o Estado prima pela qualidade e transparência na gestão do programa para que as famílias que realmente precisam do benefício sejam atendidas.  “Com o programa temos um aspecto amplo de atendimento à população do nosso Estado que vai além da transferência de renda, mas passa principalmente pela melhoria das condições sociais. Nossa equipe de trabalho está em campo, nos municípios fazendo o levantamento da situação desses beneficiários. É um esforço do governador Marcelo Miranda esse atendimento à população que mais precisa assim como nas comunidades indígenas e quilombolas”, disse.

Secretária defende importância do controle social para garantia de direitos

Foto: Divulgação - Setas 
Começou na manhã desta quinta-feira, 16, a reunião regionalizada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) com os Conselhos Estaduais de Assistência Social da Região Norte, com o objetivo de discutir os principais avanços e desafios enfrentados pelos Conselhos no controle social do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Participaram da abertura o presidente do CNAS, Edivaldo da Silva Ramos, secretário Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Helmut Schwarzer, secretária do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patricia Amaral, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social da Tocantins, Amilson Rodrigues Silva, e a vice, Gildeth Evangelista de Macedo, além de conselheiros nacionais e representantes estaduais da Região Norte.
A abertura do evento foi feita pela titular da secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patricia Amaral, que deu boas vindas a todos os participantes e falou sobre a importância do controle social para a garantia dos direitos sociais do cidadão. “O conselho estadual juntamente com os conselhos municipais têm um papel essencial no controle das políticas socioassistenciais, atendendo as necessidades de cada município e defendendo o interesse da nossa comunidade”, disse a secretária Patrícia.
O presidente do CNAS, Edivaldo da Silva Ramos, destacou o principal objetivo das reuniões dos conselhos. “Esse é o momento que teremos para estreitar a relação entre CNAS e CEAS, nesses dois dias de encontro vamos discutir os avanços e desafios dos conselhos estaduais e municipais” ressaltou.

Mobilização ambiental e pesquisa de opinião turística são realizadas nas praias do Estado

Foto: Maradona - Sedur
Com a proposta de garantir a preservação ambiental, aliada aos trabalhos de informação e orientação aos banhistas na Temporada de Praias do Tocantins, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), está realizando, desde o último dia 10, os trabalhos de educação ambiental e pesquisa de satisfação turística nos municípios de Araguatins, Araguacema, Pedro Afonso, Peixe e Tocantinópolis, para identificar o perfil dos turistas e visitantes.
Foto: Maradona - Sedur
Segundo a diretora de Operações Turísticas da Sedetur, Juliane Bueno,  iniciando por Araguacema,na região sudoeste do Estado, a pesquisa realizada entre os dias 10 e 12 de julho buscou informações junto aos usuários da Praia da Gaivota. A diretora informou ainda que, até o início de agosto, serão aplicados cerca de 600 questionários aos visitantes das praias do Tocantins. “Este trabalho vai ser feito nas demais praias para que possamos obter dados de fluxo de turistas e também da movimentação financeira e com o resultado, conseguirmos captar investidores para as próximas temporadas de lazer”, argumentou.
Para a estudante Raíza Ramos, que viajou com mais dez amigos de Porto Nacional rumo às praias do Araguaia, a organização e a estrutura foram aprovadas. “Apesar de a movimentação de pessoas ainda não estar tão grande devido ao início do mês, a estrutura da praia está boa, muito bom para acampar”, afirmou.

Secretário da Educação, Adão Francisco, faz visita técnica à escola para avaliar estrutura física e conhecer projetos

Luis Melchiades / Seduc
O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, esteve em visita na tarde desta quarta, 15, à Escola Estadual Novo Horizonte, do Jardim Aureny lll, acompanhado de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na oportunidade, a equipe observou os aspectos estruturais do educandário, que desenvolve diversas ações extracurriculares junto à comunidade local, entre elas o Projeto Escola Aberta.
No encontro com o corpo técnico da unidade escolar, o secretário ouviu as demandas dos servidores no tocante às melhorias da estrutura física do educandário, no sentido de ampliar o atendimento com mais conforto aos usuários da instituição. Juntamente com os assessores da Seduc, o secretário apresentou um breve balanço das ações da gestão e seguiu em visita para ver de perto a real situação da estrutura como os sistemas hidráulico e elétrico, além da cobertura da escola.

Começa no próximo dia 19 à XV Exposição Agropecuária do município de Lagoa da Confusão

A XV Exposição Agropecuária do município de Lagoa da Confusão terá inicio neste domingo, 19 de julho com uma grande programação, que terá início as 08h da manhã no Clube Lagoa da Ilha, onde será a concentração para a Cavalgada, ás 12h terá um grande almoço oferecido pelo Sindicato Rural a toda a comunidade e terá música ao vivo, ás 15h será o inicio da grande Cavalgada que percorrerá nas principais avenidas da cidade e terminará no Parque de Exposição Enny Spall. 
Já a noite ficaremos por conta do Baile Country com o desfile da garota ExpoLagoa e show com a dupla Maykow e Bruno 


Seguindo a programação:
Dia 20-07 Show de Talentos - CANTA CANTA MINHA GENTE
Dia 21-07 Grande show com a cantora gospel Mylla Karvalho, a entrada vai ser franca.
Dia 22-07 Grande show com a dupla João Bosco e Vinícius e abertura do Rodeio.
Dia 23-07 Show com Henrique e Ruan, a entrada vai ser franca.
Dia 24-07 Grande show com a dupla Di Paullo e Paulino.
Dia 25-07 Grande show com o cantor Gabriel Lener

Organização: Sindicato Rural de Lagoa da Confusão
Administração: Sr. Nelsinho Moreira 




2ª Etapa do Circuito de Corridas de Rua do Tocantins acontece neste sábado

Acontece em Araguaína, neste sábado, 1°, a Segunda Etapa do XIII Circuito de Corridas de Rua do Tocantins, a corrida já é tradicional na cidade e forma parte das comemorações pelo Dia do Trabalho. A largada está marcada para às 08h30, na Praça da Bandeira .
Paralelo à corrida para adultos haverá uma corrida para crianças (07-13 anos), onde serão premiados com medalhas os cinco primeiros colocados de cada categoria. O circuito é uma realização da Associação Palmense de Corredores de Rua em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Estadual do Esporte.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Conferências de Juventude no Estado são organizadas com apoio da sociedade

Foto: Carlos Magno
Representantes de 15 movimentos sociais do Tocantins e 15 representantes do poder público compõem a Comissão Organizadora das Conferências de Juventude, em suas etapas regionais e também na fase estadual, a serem realizadas este ano nos municípios tocantinenses, pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Juventude. Os membros da sociedade civil foram incluídos nas decisões do evento para que possam colaborar na elaboração das políticas voltadas à juventude.
A equipe, a ser coordenada pela Gerência de Mobilização e Articulação Estudantil da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, foi apresentada pelo superintendente estadual de Juventude, Ricardo Ribeirinha, durante reunião na segunda-feira, 13, em Palmas.  “Estamos fazendo uma política inovadora, com consulta popular antes das decisões governamentais. Nossa meta é que esta edição da Conferência de Juventude seja 100% democrática”, reforçou.

Professora Dorinha faz balanço do primeiro semestre de trabalhos na Câmara

Foto: (Divulgação)
O primeiro semestre do Congresso Nacional foi marcado por debates e votações muito importantes e consideradas polêmicas. A deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) destacou matérias importantes que foram e ainda estão sendo apreciadas na Câmara Federal, como a reforma política (PEC 182/07), a proposta de terceirização (PL 4330/04), os debates sobre a redução da maioridade penal (PEC 171/93), a regulamentação dos direitos e deveres dos empregados domésticos, a classificação do “feminicídio” como crime hediondo, entre outros.
A votação da reforma política está sendo finalizada na Câmara e seguirá para apreciação no Senado. A parlamentar lamentou a rejeição da cota para aumentar a participação feminina no Legislativo.  A emenda aglutinativa à PEC previa uma reserva de vagas para as mulheres nas próximas três legislaturas. “Buscávamos uma representação feminina um pouco mais digna na política, mas a Câmara votou pela sub-representação feminina. Agora estamos trabalhando para mudar essa posição no Senado”, disse.

PTN avança nos municípios de Cariri do Tocantins e Lagoa da Confusão

Foto: Divulgação 
Em reunião que aconteceu essa semana em Gurupi com o Presidente Estadual do PTN; Vereador Folha, o Secretário Geral do Partido; Kairo Bernardo, o Presidente Municipal do PTN Gurupi; Gustavo Adriano e mais filiados, durante o encontro ficou decidido que os municípios de Cariri e Lagoa da Confusão terão comissões próprias, terá como Presidentes os jovens estudantes, Ibanor Júnior (Cariri) e Bruno Soares (Lagoa da Confusão).
O Presidente Estadual Vereador Folha, afirmou o compromisso em crescer a legenda no estado do Tocantins, elegendo mais vereadores e prefeitos pelo partido nas próximas eleições e que sem dúvidas a juventude é um dos fortes dessa nova gestão a frente do PTN TO.
O novo Presidente Municipal do PTN em Cariri, Ibanor Junior se diz satisfeito em ver que esta sigla realmente tem a cara da Juventude, e que o Brasil precisa passar por uma grande transformação na política e que a cada dia mais possamos ter mais jovens engajados, comprometidos a lutar por um Brasil melhor. Já em Lagoa da Confusão o partido será comandado pelo jovem Bruno Soares que trabalhará para o crescimento do partido já para 2016.