Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

TJTO impede desocupação de 25 famílias em área rural entre Lagoa da Confusão e Santa Rita do Tocantins

Reprodução 
Liminar concedida em ação reivindicatória de imissão de posse sobre área localizada entre Lagoa da Confusão e Santa Rita do Tocantins deslocou policiais militares para promover a desocupação de 25 famílias. A decisão do juiz José Maria Lima, titular da 2ª Vara Cível de Porto Nacional, foi amplamente questionada, devido ao magistrado ter ignorado ação prévia de usucapião e ter extrapolado a competência da comarca. A desembargadora Célia Regina Regis, do Tribunal de Justiça, suspendeu a sentença antes que qualquer atrito tenha iniciado.

O advogado Júlio César Batista de Freitas, que defende algumas famílias, previa confronto entre os policiais e os moradores da região. “Nenhuma das pessoas que lá residem sairia de suas casas, além de não ter lugar para onde levar seus animais, que são alguns milhares”, disse em mensagem ao CT. Conforme informou, os moradores estão na área há mais de 30 anos. “Não existe explicação para a atitude do juiz da Comarca de Porto Nacional”, acrescentou.

De acordo com Júlio César, ao terem ciência da decisão do juiz José Maria Lima, cerca de 300 moradores da região bloquearam a estrada que dá acesso à área reivindicada. O advogado afirma que 25 policiais chegaram ao local para cumprir mandado da comarca de Porto Nacional, mas com a nova sentença da desembargadora Célia Regina Regis, os militares cessaram a ação.

Defesa
A decisão de José Maria Lima foi criticada por ter ignorado ação de usucapião, protocolizada anos antes da reivindicatória de imissão de posse. Outra questão questionada pela defesa foi a falta de competência do magistrado para julgar a região. De acordo com Júlio César, apenas 11% do lote alvo da desocupação é de Santa Rita do Tocantins, está no território de Lagoa da Confusão, portanto fora da competência da Comarca de Porto Nacional.