Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

sexta-feira, 20 de março de 2015

Pais escalam prédio de escola na Índia para passar cola para os filhos

Pais escalam prédio de escola para ajudar filhos a colarem em prova (Foto: AP Photo/Press Trust of India)
Foto: AP Photos/Press Trust of India
Alguns pais chegaram a escalar três andares até encontrar a sala dos estudantes, para ajudá-los durante o exame.Pais e parentes de estudantes indianos foram flagrados, nesta quarta-feira (18), "escalando" as janelas de uma escola para passar cola aos alunos. A foto, feita na cidade de Hajipur, no estado de Bihar, na região leste da Índia, mostra diversos adultos do lado de fora das janelas do colégio.

Motorista fica ferido após perder controle e derrubar 4 postes no TO

Acidente chegou a derrubar quatro postes na região sul de Palmas (Foto: Dinaredes Parente/TV Anhanguera)
Foto: Dinaredes Parente
Um motorista ficou ferido em um acidente de trânsito na manhã desta quinta-feira (19) em Palmas. O carro dele bateu em um poste que caiu e a força da batida derrubou outros três postes ligados pela rede de alta tensão. O acidente aconteceu por volta das 8h na avenida LO-15, região sul da capital.
Conforme informações da Polícia Militar, houve um princípio de incêndio no motor do carro, mas as chamas não evoluiram. O motorista ferido é Antonio Moreira Neto. Ele sofreu ferimentos leves em uma das pernas e recebeu atendimento do Samu no local.Segundo testemunhas, o motorista estava em alta velocidade e teria dormido na direção e por isso perdeu o controle do veículo e bateu no poste. "Quando a gente viu já estava pegando fogo no carro e corremos para desligar o veículo e ajudar a retirar o motorista de perto, pois ele estava muito nervoso", afirma o eletricista Arazan Bonfim.

Casal morre e crianças ficam feridas em grave acidente no Tocantins

Família trafegava em carro de passeio na TO-050, em Palmas (Foto: Wilton Dias/TV Anhanguera)
Foto: Wilton Dias/TvAnhanguera
Um casal morreu e duas crianças, de 4 e 10 anos, ficaram gravemente feridas durante um acidente que aconteceu na noite desta quinta-feira (19), na TO-050, na região sul de Palmas. O motorista de uma camionete, que trafegava em direção a região norte, perdeu o controle do veículo, atravessou o canteiro central e bateu em um carro de passeio com placas de Palmeirópolis, que trafegava na direção oposta. No carro estava a família. O casal Ana Carolina Noda Estevam, 28 anos, e Bruno Sousa Estevam Santos, também de 28, morreram no local.



Avião com 10 a bordo cai em Punta del Este, Uruguai; não há sobreviventes

Destroços de avião que caiu em Punta del Este, no Uruaguai, nesta quinta-feira (19) são vistos nesta sexta-feira (20); 10 pessoas morreram (Foto: Pablo Porciuncula/AFP )
Foto: Pablo Porciuncula/AFP
Um avião com 10 a bordo, que partiu do Aeroporto de Punta del Este, no departamento de Maldonado, no Uruguai, com destino a Argentina, caiu pouco depois de decolar, informou na noite desta quinta-feira (19) a Força Aérea Uruguaia. Ninguém sobreviveu.
"Infelizmente não há sobreviventes da aeronave LV-CEO, modelo B90 Kingair, acidentada em uma área ao norte de Laguna del Sauce", informou a autoridade.

Homem leva tiro na nádega durante tentativa de homicídio no TO

Um homem de 54 anos levou um tiro em uma das nádegas na manhã desta sexta-feira (20) em Araguaína, no norte do Tocantins. A Polícia Militar informou que foi chamada por volta das 5h20 e foi até o Hospital Regional da cidade (HRA), onde encontrou a vítima já em atendimento médico. Ela contou aos militares que estava em uma caminhonete quando foi abordada por um homem armado, próximo a um frigorífico na estrada de Muricilândia.

Vereador Folha é o novo Presidente do PTN no Estado

Em nota divulgada em rede social, o vereador se diz uma pessoa honrada e que tem a satisfação de assumir a Presidência do Partido no Estado.

O vereador informou ainda sobre a crise interna que vinham acontecendo no partido; "Até a decisão da Executiva, vínhamos tendo algumas dificuldades internas, mas tenho certeza que, com a afirmativa do partido, elas serão superadas" - Disse Folha.

A nova missão ressaltada pelo vereador é o fortalecimento da base já para as eleições de 2016 oxigenando novos líderes e novos projetos, fortalecendo a cidade de Palmas e os municípios tocantinenses.

Veja a Nota Oficial:

quinta-feira, 19 de março de 2015

Menina é transportada entre as pernas de motociclista em Palmas-TO

Foto: Divulgação
Um morador de Palmas flagrou uma mulher transportando duas crianças em uma motocicleta – sem capacete, a mais nova fica entre o guidão e a condutora. As imagens registradas pelo internauta, que preferiu não ter a identidade revelada, mostram o momento em que a mulher sai de um supermercado na quadra 204 Sul, na capital. O registro foi feito no último sábado (14), por volta de 13h, período de movimento na região.
Segundo o internauta, o que impressiona é que a motociclista trafega em alta velocidade. "A menina fica desprotegida. Se ela passar por uma rotatória, por exemplo, ela pode cair", argumentou. O morador disse ainda que os três agiram normalmente e a menina sentou no local com naturalidade, como se fosse um hábito. "O que chama a atenção é que ela já chega e fica no local, como se fosse acostumada a fazer isso", conta.

Copa-2022: Fifa define que torneio no Catar será realizado entre 21/11 e 18/12

Copa 2022 Qatar estádio final abertura (Foto: Getty Images)
Foto: Divulgação/ Getty Images Globoesporte
A Fifa confirmou na tarde desta quinta-feira que a Copa do Mundo de 2022, no Catar, será mesmo disputada no fim do ano, com a final no dia 18 de dezembro. A entidade ainda não informou a data da abertura da competição, mas já se definiu por 21 de novembro. Dessa forma, o primeiro Mundial da história na reta final do ano terá apenas 28 dias. O último, no Brasil, por exemplo, teve 32.

Uma lição valiosa: Entenda o motivo que fez esses médicos se curvarem

Foto: Reprodução
Essa é uma daquelas histórias com final triste, mas que deixam uma lição valiosa e por isso merecem ser contadas. Um garotinho de apenas 11 anos de idade deu uma verdadeira lição de altruísmo em sua passagem por um hospital da China.

Tão comovente e respeitosa foi sua decisão que os próprios médicos que o atenderam curvaram-se em homenagem.

MPE requer que Cooperfrigu repare danos decorrentes de poluição ambiental

MPE - Gurupi
O Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com ação civil pública contra a Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) pela prática de crime ambiental, referente à poluição do córrego Jandira. Na ação, a Promotora de Justiça Maria Juliana Naves Dias pede que a empresa seja obrigada a reparar os danos ambientais e pague indenização, a ser revertida ao Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Segundo é relatado, a Cooperfrigu lançou resíduos do processo de abatimento de bovinos diretamente no córrego, sem o devido tratamento, o que ocasionou uma grande mortandade de peixes. O fato foi confirmado em vistoria conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental (Cipama).

Liminar atende pedido do MPE e autoriza visitas na Casa de Prisão de Dianópolis

A visita de familiares de presos da Casa de Prisão Provisória de Dianópolis (CPPD) será restabelecida a partir desta sexta-feira, 20. O direito foi garantido por meio de decisão do Poder Judiciário, que atendeu pedido do Ministério Público Estadual (MPE), apresentado na última sexta-feira.

Entre os pedidos propostos pelo Promotor de Justiça Luiz Francisco de Oliveira, e atendidos pelo Juiz Manuel de Farias Reis Neto, estão a intervenção da Polícia Militar para que seja realizada revista e "pente fino" na cadeia pública. O pedido foi motivado pela greve deflagrada pela Polícia Civil, que deixou as unidades prisionais com vigilância precária.

PM divulga balanço de atuação nos meses de janeiro e fevereiro de 2015F


A Polícia Militar do Tocantins atua de forma ostensiva, com ações incisivas no combate à criminalidade. Por outro lado, age preventivamente, evitando que diversos tipos de crimes sejam cometidos. O reflexo dessas ações pode ser verificado no mais recente balanço, divulgado pela instituição, que aponta redução em diversos crimes nos meses de janeiro e fevereiro de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados são do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal – Módulo PMTO, ligado ao Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Uma das modalidades de crime, com redução, foi o roubo a instituição financeira, que teve redução de 35,71%, com registro de 14 ocorrências nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, caindo para 9 registros no mesmo período de 2015.

PM prende suspeitos de roubo, apreende arma e veículos roubados em Porto Nacional

Fonte: Divulgação/PM-TO
 Policiais militares do 5º Batalhão de Porto Nacional, prenderam na terça-feira, 17, Adinaldo Vieira dos Santos, 24 anos, e William Ferreira Pinheiro, 28 anos, suspeitos de praticarem vários crimes de roubo de motos e armas em fazendas no município de Monte do Carmo. Com os acusados foram apreendidas duas armas longas, sendo uma espingarda calibre 22 e outra espingarda tipo cartucheira calibre 32, além de uma motocicleta com placa de Palmas - TO, produto de roubo. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos cabíveis.

Eclipse solar da próxima sexta-feira (20) pode sinalizar o fim do mundo, afirma pastor

O eclipse solar que ocorre na próxima sexta-feira pode sinalizar o fim do mundo. A afirmação partiu do pastor Mark Blitz.
Previsto para ocorrer no próximo dia 20 de março, o eclipse parcial significaria o “dia do juízo”. O fenômeno é raro, sendo que a última vez que ocorreu na Europa foi em 1999.
“Um evento dessa magnitude no início de um novo ano exige uma atenção religiosa”, comentou Blitz.
Segundo ele, a Bíblia alerta que o dia do Juízo Final contará com sinais vindos do céu, “e este é um sinal importante de um dia crítico”. “É o mesmo dia em que houve a cerimônia do tabernáculo de Moisés, com fogos no céu iluminando o altar. Historicamente, este é o dia do julgamento”, continuou.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Concurso para agentes de trânsito oferece 40 vagas em Araguaína

Foto: Reprodução/Google
Estão abertas as inscrições para o concurso que vai selecionar agentes de trânsito para atuar em Araguaína, norte do Tocantins. Segundo o edital, que pode ser visto aqui, são oferecidas 40 vagas, sendo 20 imediatas e 20 para cadastro reserva. Deste total, duas foram reservadas para os candidatos com deficiência. O prazo para inscrição começou nesta terça-feira (17) e segue até o dia 19 de abril e deve ser feita no site da empresa responsável pelo certame, a Fundação Universa.

Delegados de polícia do TO entregam as armas: 'acuados pelo sistema'

Policiais entregam armas após decisão judicial no Tocantins (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Durante uma assembleia realizada nesta terça-feira (17), em Palmas, os delegados de Polícia Civil do Tocantins decidiram colocar as armas à disposição da Secretaria de Segurança Pública. Até a manhã desta quarta-feira (18), 20 delegados já haviam entregado as armas. A medida foi tomada após uma portaria do governo do estado que determinou o desarmamento dos policiais civis,em greve desde o dia 25 de fevereiro.
Durante a assembleia, ficou também decidido que o serviço externo que estava sendo realizado mesmo com a greve da Polícia Civil será interrompido. "Eles vão fazer apenas serviços internos, como representações e conclusões de inquéritos. O trabalho externo, como atendimento, ocorrência de crimes graves, autos de prisões e flagrantes ficará parado por tempo indeterminado".Segundo a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil, Cinthia Paula de Lima, a falta de segurança nas delegacias levou a categoria a tomar esta decisão. "Ele [delegado] seria o único portador de arma e ficaria com toda a responsabilidade de garantir a segurança do local e da vida dele e dos outros servidores".

Mulher dorme na mesma cela que homem em delegacia no Tocantins

Foto: Reprodução
Uma mulher foi flagrada detida na mesma cela que um homem em uma delegacia de Palmas. O registro foi enviado ao portal G1 por um internauta que preferiu não ter a identidade revelada. Ele disse que o flagrante aconteceu no sábado (14), na 1ª Delegacia de Polícia Civil, localizada na Avenida Theotônio Segurado, região sul da capital. A Secretaria de Segurança Pública disse que desconhece o caso.
Segundo o internauta, o registro foi feito na manhã de sábado. De acordo com o internauta, a mulher foi presa por esfaquear o próprio marido. Já o homem, teria sido detido por porte ilegal de arma de fogo.

Ação do MPE requer desocupação da área do Setor Nova Fronteira em Gurupi

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 7ª Promotoria de Justiça, protocolou, no último dia 27, Ação Civil Pública (ACP) contra o município de Gurupi e a empresa Nova Fronteira Urbanização Ltda, responsável pelo parcelamento e loteamento do setor Nova Fronteira, localizado às margens de uma nascente de água, considerado, por esse motivo, como Área de Preservação Permanente (APP).

Deputados aprovam LOA 2015 e adequação de PPA

Os deputados aprovaram por unanimidade as aguardadas matérias que dispõem sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 e a que adequa o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 para este ano. A matéria da LOA foi enviada em fevereiro último porque não foi encaminhada pelo governo anterior. Os projetos tratam do planejamento financeiro de curto e médio prazo do Estado do Tocantins.
A LOA estima em R$ 9,724 bilhões a receita e a despesa pública com emendas que prevêem R$ 60 milhões em emendas parlamentares individuais, ou seja, R$ 2,5 milhões por deputado. Também consta um artigo que permite uma suplementação de 10,5%, a partir de setembro, na previsão original dos repasses para a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ministério Público Estadual, conforme o acordo costurado entre os órgãos e poderes com o Executivo, pelo presidente do Legislativo, deputado Osires Damaso (DEM).

Homem é torturado e enterrado vivo no Ceará e sai de cova sozinho

PM: Divulgação
Um homem torturado e enterrado vivo por traficantes conseguiu sair sozinho da própria cova e pedir ajuda em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Segundo o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (PM), major Francisco Teófilo, o incidente aconteceu no sábado (14), e pelo menos dois suspeitos foram identificados e são procurados.
De acordo com o major, o homem, que procurava trabalho como pedreiro na comunidade do Parque Leblon, foi confundido com um delator que teria ajudado a PM nas apreensões de armas e drogas na região. “Ele foi torturado e eles [traficantes] ficavam perguntando como a polícia encontrou a droga”, disse o major.

Droga que inclui heroína e veneno de rato se dissemina na África do Sul

Foto: BBC
Em um distrito pobre da África do Sul jovens estão usando um novo tipo de droga: o nyaope – uma mistura de heroína, maconha, componentes de veneno de rato, remédios antirretrovirais, vinagre e cloro. Veja o vídeo.
Ela custa só US$ 2 a dose e é altamente viciante. Seu uso está sendo ligado a uma elevação na criminalidade em algumas comunidades.
As consequências de um uso prolongado são devastadoras.

Ministro da Educação, Cid Gomes,abandona plenário da Câmara, Cunha anuncia processo e Gomes acaba de ser demitido pela presidente Dilma.

Ministro Cid Gomes
Foto: Divulgação
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou que a Câmara dos Deputados e ele, Cunha, pessoalmente, moverão ações judiciais contra o ministro da Educação, Cid Gomes, que compareceu ao plenário nesta quarta-feira (18) para dar explicações e, sentindo-se "agredido", abandonou a Casa antes de a sessão terminar.
Cid Gomes recebeu uma convocação e foi obrigado a ir à Câmara, devido a uma declaração dada no último dia 27, durante palestra a estudantes da Universidade Federal do Pará. Na ocasião, afirmou que a Casa tem de 300 a 400 parlamentares que "achacam".

Grupo de pessoas de Lagoa da Confusão se reúne e faz comissão de arrecadação em prol de homem que sofre com problema de hérnia gigante há nove anos

Paulo Vieira nunca perdeu a esperança, e em
momento algum sua fisionomia se mostrava
triste, pelo contrário, está sempre
feliz.
Tudo começou no whatsapp onde foi divulgado uma foto do morador Paulo Vieira da Silva, 45 anos, a 9 anos ele sofre com um problema muito sério, uma hérnia gigante onde afeta principalmente além dos órgãos, a coluna que fica comprometida por causa do peso. 
Vieira reside na região do vale do Araguaia a mais de 20 anos, ele é casado, tem 4 filhos e sobrevive apenas por um salário mínimo que recebe por ser encostado no INSS, a mulher de Paulo não pode trabalhar, pois a mesma o ajuda dentro de casa.  

Diante disso, algumas pessoas se sensibilizaram com a situação resolveram se unir e ajuda-lo a resolver o problema. A Comissão de Apoio ao Próximo-CAP, registrada em cartório, tem o objetivo de conseguir um material especial para a cirurgia do Sr. Paulo, tendo em vista que já tem garantido todo o acompanhamento médico além de medicação e exame.


Moradores de Lagoa da Confusão realizará manifestação no próximo dia 22/03 para cobrar segurança para o município


Moradores, estudantes, lideranças comunitárias, representantes das igrejas, autoridades políticas e a sociedade em geral estão convidados para o próximo dia 22 de março de 2015, em Lagoa da Confusão-TO, para protestar por um problema de todos, a falta de segurança do município. 

O evento, iniciará por volta das 16h, na entrada da cidade, no posto jatobá, vamos expressar a nossa revolta com os constantes crimes que vêm ocorrendo na nossa cidade. O objetivo da manifestação é chamar atenção da sociedade e mostrar o descaso das autoridades quanto à falta de segurança pública.

Confira e confirme sua ida ao evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1572826926310247/

Internautas acreditam que Interporto será eliminado na primeira partida

Foto: Vilma Nascimento 
Com 42% dos votos indicando que o Interporto será eliminado logo na partida de estreia da Copa do Brasil, a enquete do GloboEsporte.com mostras que os internautas estão pessimistas para o resultado da partida contra a Chapecoense. Outros 36% dos votos foram para a vitória do Tigre e 13% para a derrota. Veja aqui o resultado completo da votação.
A partida será nesta quarta-feira (18), às 20h30, no estádio General Sampaio, em Porto Nacional. A vitória da Chapecoense por dois ou mais gols de diferença elimina o Interporto automaticamente sem o direito de jogo de volta.

Senado derruba PEC que dificulta a criação de partidos políticos

Foto: Divulgação/Senado
O Senado Federal derrubou na noite desta terça-feira (17) Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta a criação de partidos políticos. O texto previa o aumento de 0,5% para 3,5% o percentual mínimo do eleitorado exigido para que uma nova sigla possa ser registrada. A PEC é parte dos projetos do pacote da reforma política.
Apesar de ter recebido voto favorável da maior parte da Senado - 47 senadores -, a proposta não foi aprovada porque precisava do apoio de 3/5 da Casa, ou seja, 49 votos a favor. Outros oito parlamentares votaram contra o texto, e quatro abstenções foram registradas.

PM prende autores de homicídio em Porto Nacional

Foto: Divulgação/PM-TO
Policiais Militares do 5º Batalhão, de Porto Nacional, prenderam os autores de um homicídio ocorrido na noite do dia 13, no Distrito de Nova Pinheirópolis.
Maurício dos Santos Xavier, 19 anos e Cleber Barbosa Carvalho, 19 anos, foram presos transitando de pés, pela Rodovia TO-374, que liga Porto Nacional a Paraíso do Tocantins. Após abordagem, os autores confessaram a prática do crime, mas não revelaram o motivo. Com Maurício foi encontrada a arma branca (faca) utilizada no homicídio. Em seguida, os autores foram conduzidos à Delegacia de Plantão, em Palmas, para as devidas providências

Operação fim de semana: 4º BPM prende suspeito e apreende veículo utilizado em roubos

Foto: Divulgação/PM-TO
Policiais militares do serviço operacional do 4º Batalhão da Polícia Militar de Gurupi-TO prendeu em flagrante delito, Bruno Teixeira da Silva, de 24 anos, sob a suspeita da prática de roubos sucessivos. A PM efetuou ainda, a apreensão do veículo VW/Gol, cor branca, placa KEQ-4905, de Gurupi – TO, de propriedade do suspeito, possivelmente utilizado durante os delitos. A ocorrência aconteceu no sábado, 14.
A prisão de Bruno ocorreu à cerca de uma hora após a prática do primeiro roubo. De acordo com o adolescente (vítima) de 17 anos, ao trafegar pela Avenida 5, no Jardim Tocantins, região Nordeste de Gurupi, foi abordado por dois indivíduos que estavam em um veículo. Após pararem o carro do adolescente, o passageiro suspeito do outro veículo, desceu com um capacete na cabeça e uma arma em punho. Os envolvidos subtraíram o aparelho celular da vítima, e ainda, desferiram um golpe com a arma em sua cabeça. Em 20 minutos a PM foi comunicada.

Policiais Militares apreendem armas de fogo no interior do Estado

Foto: Divulgação
 Durante patrulhamento no Setor Aeroporto, em Porto Nacional, policiais militares abordaram dois ocupantes de uma motocicleta. Rogério Moura Silva, 30 anos, foi preso por porte ilegal de arma de fogo, sendo localizado em poder do autor, um revólver calibre 38, com cinco munições intactas. O autor foi conduzido à Central de Flagrantes de Palmas. O caso aconteceu no último sábado, 14.
Já no domingo, 15, durante a realização de uma barreira de fiscalização ambiental na Rodovia TO-181, no município de Sandolândia – TO, a guarnição tentou interceptar um indivíduo, que fugiu ao perceber a presença dos policiais militares, em uma motocicleta com placa de Porangatu – GO. 

terça-feira, 17 de março de 2015

Mototaxista é executado a tiros em Paraíso do Tocantins

Às 17h desta terça-feira, 17, o mototaxista Ronan Borges de Lima, 25 anos, conduzindo um “garupa” ainda desconhecido, trafegava pelas ruas de Paraíso sentido Palmas para tomar a TO-080, quando após passar pela Praça do Coração Partido, cerca de 50 metros, ainda no perímetro urbano da cidade foi rendido pelo passageiro que o fez parar a moto e em ato contínuo foi alvejado com quatro tiros de arma de fogo pelas costas e depois de caído ao chão por mais dois disparos. Ronan Borges de Lima veio a óbito no local. A moto caída ficou sobre seu corpo.
 
Conforme informações de testemunhas que estavam nas proximidades do ocorrido, um veículo Chevrolet Prisma cor prata, com duas pessoas em seu interior, parou ao lado, o assassino entrou no veículo que saiu em disparada sentido a capital Palmas pela TO-080.

Presidentes do STF e do TJTO defendem as mesmas ideias para fortalecer o Judiciário

Na primeira reunião de trabalho do 102º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, que ocorreu na sexta-feira (13/3), o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes, chamou a atenção dos demais presidentes para o momento especial em que vive a Justiça no país. “Diante desse quadro de descrença, da situação delicada que envolve os demais Poderes e do anseio da população, a única saída que resta ao cidadão é o Poder Judiciário. E nós não podemos decepcionar neste momento. Temos que nos fortalecer cada dia mais e prestar o serviço jurisdicional que a população espera”.
No dia seguinte o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, comungou as ideias do desembargador Ronaldo Eurípedes, ao afirmar que “os Tribunais de Justiça são peças chave na manutenção da estabilidade das instituições públicas brasileiras”. Segundo o presidente do CNJ, o processo democrático no Brasil está ameaçado diante da instabilidade política do país, “e o Poder Judiciário surge como fundamental para manter a paz social”.

Caso Isabel marca 1ª Temporada do Tribunal do Júri Popular no Tocantins este ano

O julgamento dos acusados de assassinar Isabel Pereira da Silva em 28 de junho de 2009, em Xambioá, está marcado para esta quinta-feira (19/3), a partir das 8h30, no Fórum daquela cidade. O julgamento marca a 1ª Temporada do Tribunal do Júri Popular no Estado. O caso teve grande repercussão na imprensa estadual. Serão submetidos a Júri Popular, Wagner Mendes da Silva, Sérgio Mendes da Silva, Roseli Francisco Alves da Silva, Anderson de Araújo Souza e Ronaldo Espíndola Silva.

O juiz de direito Francisco Vieira Filho, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína, também divulgou as datas dos julgamentos que ocorrerão sob sua responsabilidade até a primeira quinzena de maio, sendo: em 6/4 – réus presos, Francisco Sousa Andrade, Francisco Nonato Alves de Sousa e Rosivaldo Pereira de Souza; em 13/4 – réus presos Tauan Pereira Araújo, Francisco de Assis da Silva Soares e William Reis Silva do Nascimento; em 16/4 – réu preso Alexsandro Serra da Silva Júnior; em 23/4 – réu preso Leonardo de Jesus Santos; em 27/4 – réu solto César Eduardo Dias Ferreira; em 30/4 – réus soltos Ailton Rodrigues Costa e Antônio Alves Costa; e no dia 4/5 – o réu solto Eliaci Miranda da Silva.

Eleições para membros de conselhos movimentaram MPE

Marco Antônio obteve 69 votos
Foto: Divulgação
Duas eleições movimentaram o Ministério Público do Estado (MPE) nesta quinta-feira, 12. Entre as 9h e 17h, Promotores e Procuradores de Justiça da Instituição definiram o nome de seu representante no Conselho Superior do Ministério Público do Tocantins e também o membro do MP/TO que concorrerá ao cargo de Conselheiro Nacional do Ministério Público. As eleições tiveram candidatos únicos e a escolha foi realizada por meio do sistema Athenas.
CSMP

O Procurador de Justiça Marco Antônio Alves Bezerra foi eleito membro do Conselho Superior do Ministério Público do Tocantins, com 69 votos. Ao todo, foram contabilizados 82 votos, sendo 69 válidos, 04 brancos e 09 nulos. Ele assume a vaga de Conselheiro deixada por José Omar de Almeida Júnior, cujo mandato se encerra no dia 02 de abril.

MPE questiona se há armas, munições e viaturas em posse de grevistas

Foto: Divulgação
O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Grupo Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep), encaminhou recomendação aos secretários estaduais da Segurança Pública e da Defesa e Proteção Social, nesta sexta-feira, 13, requerendo que seja informado se existem armas, munições, coletes, viaturas ou outros equipamentos de trabalho, pertencentes às secretarias, em posse de profissionais que estejam fora do exercício de suas funções.

Jogos Mundiais Indígenas são discutidos em audiência nesta 3ª

Foto: Divulgação
O governador Marcelo Miranda recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira, 17, o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Carlos Geraldo Santana de Oliveira. Em pauta, o andamento do projeto de realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, previstos para acontecer no próximo mês de setembro, em Palmas.
Marcelo Miranda reiterou o interesse do Estado em ser parceiro na realização dos Jogos. “O Tocantins presente nesse evento é de fundamental importância e o Governo do Estado fará o que for possível para fortalecer essa parceria com o Ministério”, adiantou o governador. Ele informou que sua equipe de Governo estará à disposição dos organizadores do evento para contribuir com as discussões visando a realização dos jogos na Capital.

Carlesse requer aumento do efetivo policial em Araguacema

Foto: Koró Rocha
Entre os requerimentos do deputado Mauro Carlesse (PTB), aprovados na ordem do dia desta terça-feira, dia 17, constam dois pedidos por um reforço no policiamento ostensivo de Araguacema e de Lagoa da Confusão. De acordo com o autor, “o aumento do efetivo e de viaturas é medida necessária e urgente para garantir a segurança de moradores e comerciantes”.
Em outra matéria, Carlesse solicita a instalação da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) em Formoso do Araguaia. A proposta visa “a implantação do curso de tecnólogo em agronegócios, uma das áreas vocacionais do município que possui um dos maiores projetos de agricultura da América Latina”, explicou.

Setas debate segurança alimentar e nutricional em Brasília

Secretária Patrícia Amaral
Representantes dos governos de 20 estados e do Distrito Federal participaram, na terça-feira,10, em Brasília,  do 9º Encontro das Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisans). O evento mobilizou os novos gestores estaduais para as conferências estaduais e municipais de segurança alimentar e nutricional de 2015, além de atualizá-los sobre a situação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
Além disso, preparou a agenda das ações para os próximos quatro anos, apresentando os resultados do mapeamento da segurança alimentar e nutricional (MapaSan) de 2014 e o retorno a estratégia de educação permanente do Sisan. O encontro segue até esta quarta-feira,11, na Fiocruz Brasília.

Aprovada urgência do requerimento de apoio a sargento da PM

Fotos: Isis Oliveira
Em meio a votação polêmica, foi aprovada na sessão desta terça-feira, dia 16, a urgência na tramitação de requerimento do deputado Olyntho Neto (PSDB) que trata da manifestação de apoio ao 3º sargento Jenilson Alves de Cerqueira, da Polícia Militar, referente aos autos de sindicância. O parlamentar fez apelo ao governador pelo arquivamento dos autos com vistas à suspensão da punição. A abertura de sindicância administrativa pelo Comando da Polícia Militar se deve ao fato de o militar ter supostamente se referido de forma desrespeitosa ao governador do Estado durante seu pronunciamento realizado em audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa, no último dia 10.

Carreta tomba em Gurupi na manhã desta terça-feira

Foto: Bruno Soares
A carreta que saiu de Parauapebas-PA, tombou hoje pela manhã no trevo da rua 7, parte oeste da cidade de Gurupi. Segunda a Policia Rodoviária Federal – PRF, o motorista que saiu ileso é Mauro Henrique Custódio Martucci, de 40 anos, segundo relatado, ele dormiu em um hotel de Gurupi onde descarregaria a carga de perfis siderúrgicos em uma indústria da cidade.

O fato chamou muito a atenção dos moradores da cidade, pois o lugar tem um grande fluxo diário de veículos. Segundo a PRF, o incidente pode ter sido causado devido a carga está mal colocada e mal distribuída na carreta.

Governador Marcelo Miranda recebe vereadores e discute demandas da Capital

Foto: Elizeu Oliveira/Assegov
 Os vereadores de Palmas participaram de um café da manhã, seguido de audiência, com o governador Marcelo Miranda nesta terça-feira, 17. Esse foi o primeiro encontro dos parlamentares palmenses com o chefe do Executivo estadual nesses pouco mais de 60 dias de Governo. “Uma data histórica”, disse o governador. Dos 19 vereadores, 18 participaram do encontro.
Durante a audiência, os vereadores entregaram ao governador um ofício com cinco reivindicações, às quais eles classificam como Agenda Positiva Municipal. Nela, os vereadores pedem ajuda do Governo quanto à regularização fundiária de loteamentos e a iluminação da TO-050, no trecho que compreende a região de Taquaralto até a altura do Departamento de Estradas de Rodagem do Tocantins (Dertins).