Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

quinta-feira, 19 de março de 2015

PM divulga balanço de atuação nos meses de janeiro e fevereiro de 2015F


A Polícia Militar do Tocantins atua de forma ostensiva, com ações incisivas no combate à criminalidade. Por outro lado, age preventivamente, evitando que diversos tipos de crimes sejam cometidos. O reflexo dessas ações pode ser verificado no mais recente balanço, divulgado pela instituição, que aponta redução em diversos crimes nos meses de janeiro e fevereiro de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados são do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal – Módulo PMTO, ligado ao Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Uma das modalidades de crime, com redução, foi o roubo a instituição financeira, que teve redução de 35,71%, com registro de 14 ocorrências nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, caindo para 9 registros no mesmo período de 2015.

O crime de roubo em estabelecimento comercial ou de serviços teve queda de 21,88%; roubo de veículos, diminuição de 13,48%; dano ao patrimônio público, redução surpreendente de 82,44%, sendo 131 ocorrências registradas em 2014 (janeiro e fevereiro), caindo para 21 registros, em 2015, mesmo período.
Outra diminuição significativa foi em relação aos crimes contra o meio ambiente, de 26 registros (jan/fev 2014) para apenas 9 registros (jan/fev 2015). Não houve registro do crime de roubo em transporte coletivo nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, redução de 100% se comparado ao mesmo período do ano passado, com 4 ocorrências.
A apreensão de crianças e adolescentes, classificada como ato infracional, foi outra modalidade reduzida, com queda de 22,46%. Nos meses de janeiro e fevereiro do ano passado, 138 crianças e adolescentes foram apreendidos, já no mesmo período de 2015, esse número caiu para 107 apreensões.
O crime de moeda falsa reduziu de 14 registros (jan/fev 2014) para 6 registros (jan/fev 2015). O crime de extorsão mediante sequestro, considerado hediondo, não foi registrado no Tocantins nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.
No mês de fevereiro de 2015, a Polícia Militar abordou 16 mil 488 pessoas, 9 mil 538 veículos suspeitos, realizou ainda, 5 mil 718 abordagens de veículos em vistoria de trânsito, um trabalho preventivo que pode resultar na prisão de criminosos, apreensão de armas e drogas. Além do policiamento ordinário, que foram 110 ações em apoio a outros órgãos, 279 policiamentos em eventos, 367 averiguações e 52 operações policiais.
Outra estatística que merece destaque é em relação aos veículos. Do quantitativo dos veículos furtados/roubados, 56,57% foram localizados ou recuperados. Ou seja, dos 99 veículos furtados ou roubados no mês de fevereiro de 2015, 56 foram localizados ou recuperados pela PM.
Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 937 adultos foram presos em flagrante, 107 apreensões de menores em flagrante de ato infracional, 36 presos em cumprimento de mandado judicial, além da prisão de 8 foragidos da justiça.
A PM também apreendeu nos dois primeiros meses do ano, 74 armas de fogo e 107 armas brancas, num total de 181 armas apreendidas. Material que, possivelmente, seria usado para a prática de crimes e atos infracionais.
De acordo com o comandante geral da Polícia Militar – coronel PM Glauber de Oliveira Santos, os dados apontados demonstram a constante atuação da PM na preservação da segurança e da ordem pública no estado do Tocantins. “O trabalho da Polícia Militar não para. Em nossa instituição temos homens e mulheres comprometidos em prestar um trabalho de qualidade à população”, destacou o Comandante.
Os dados e estatísticas sobre a atuação da Polícia Militar podem ser acompanhados, mensalmente, em uma nova ferramenta disponibilizada no site institucional www.pm.to.gov.br. Acesse na barra principal, o link Serviços, opção “Saiba o que a PM está fazendo por você”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário