Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Conferências de Juventude no Estado são organizadas com apoio da sociedade

Foto: Carlos Magno
Representantes de 15 movimentos sociais do Tocantins e 15 representantes do poder público compõem a Comissão Organizadora das Conferências de Juventude, em suas etapas regionais e também na fase estadual, a serem realizadas este ano nos municípios tocantinenses, pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Juventude. Os membros da sociedade civil foram incluídos nas decisões do evento para que possam colaborar na elaboração das políticas voltadas à juventude.
A equipe, a ser coordenada pela Gerência de Mobilização e Articulação Estudantil da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, foi apresentada pelo superintendente estadual de Juventude, Ricardo Ribeirinha, durante reunião na segunda-feira, 13, em Palmas.  “Estamos fazendo uma política inovadora, com consulta popular antes das decisões governamentais. Nossa meta é que esta edição da Conferência de Juventude seja 100% democrática”, reforçou.

Durante a reunião, também foi divulgado o cronograma das etapas regionais da Conferência, com nove etapas a serem realizadas de 18 de agosto a 1º de setembro, além da estadual, em Palmas, em 4 e 5 de outubro. Nas regionais, as demandas da juventude tocantinense serão levantadas pelos segmentos sociais, e, na fase estadual, debatidas com os secretários de Estado.
“Esse debate é essencial porque, às vezes, o gestor público, estando fechado em seu ambiente de trabalho, com todas as questões que precisam de retorno à sociedade, pode ficar distante da demanda real, de quem está na ponta, que é o objetivo do trabalho. Nesse modelo, teremos mais eficiência nas políticas públicas. Sempre quando a gente está mais próximo do jovem, a gente acerta mais”, destacou Higor Lira, diretor de Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
No encontro, também foram indicados os componentes do Comitê Executivo da Comissão Organizadora. Domingos Santos, da Secretaria de Estado da Educação; e Felipe Albuquerque, da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, são os representantes do poder público; e Amanda Teixeira, da Marcha Mundial de Mulheres; e Guilherme Naves, da União Nacional dos Estudantes, da sociedade civil.
Os eventos são realizados com o objetivo de fortalecer a relação entre poder público e sociedade civil organizada para maior efetivação na elaboração das políticas de juventude.
Temáticas
O debate nas conferências será baseado nos 11 eixos temáticos de direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude: direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; à educação; à profissionalização, ao trabalho e renda; à diversidade e à igualdade; à saúde; à cultura; à comunicação e à liberdade de expressão; ao desporto e lazer; à sustentabilidade e ao meio ambiente; ao território e mobilidade; e à segurança pública e ao acesso à justiça.
Alcione Luz / Núcleo SEELJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário