Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Tocantins participa de discussão nacional sobre aprimoramento das secretarias do Trabalho

Foto: Carlessandro Souza
O Tocantins vai participar da discussão nacional sobre o diagnóstico dos avanços e aprimoramento nas secretarias de trabalho durante a  97ª Reunião do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset) que será realizada nesta sexta-feira, 11, no Hotel Slaviero Baia Norte, em Florianópolis, a partir das 10 horas.
A secretária do Trabalho e Assistência Social do Tocantins, Patrícia Amaral, vai participar do evento que reunirá secretários de todo o País e compartilhará as experiências do Estado na área. O encontro será presidido pela secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina, Angela Albino.
Na pauta da Reunião Ordinária estão ainda o fluxo migratório e a apresentação do Grupo de Trabalho do Fonset. Além dos secretários de trabalho, foram convidados para a reunião o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; os secretários do Ministério do Trabalho; o presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e o diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Stanley Gacek.
Fonset
O Fonset auxilia no debate sobre as questões do mundo do trabalho e o objetivo principal é a melhoria e o fortalecimento das políticas públicas de emprego no País. O Fonset integra o Grupo de Trabalho criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para debater a proposta do Sistema Único do Trabalho.

Irmãs separadas há 43 anos se reencontram durante tratamento contra o câncer

Foto: Carlessandro Souza 
A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani é palco de muitas histórias de força, caridade e superação. Em meio às dores e à luta constante pela vida, o destino, às vezes, reserva surpresas, amores e até reencontros. É o caso das irmãs Naídes Souza e Ana da Silva, que se encontraram, há duas semanas, depois de mais de 40 anos separadas. A semelhança entre elas é nítida e foi justamente a aparência física aliada à curiosidade de uma parenta de Ana que tornou possível o encontro. A dona de casa Naídes Souza, conta que logo após um culto na Casa de Apoio, em uma conversa informal, uma hóspede intrigada começou a interrogá-la e, com a troca de informações, chegaram à conclusão de que Ana era a irmã que Naídes.
Ana da Silva, que hoje é funcionária pública, foi levada da família por um parente quando tinha apenas 10 anos de idade. No início, a família se reencontrava de tempos em tempos, mas, com o passar dos anos, o distanciamento foi crescendo até perderem o contato por completo. Ana afirma que teve seu sobrenome mudado e, por fim, foi abandonada pelos pais adotivos em um juizado. Desde esse período, Ana considerava como família apenas o esposo, a filha e os dois netos. “Eu achei que estava sozinha nesse mundo, sofri muito pelo abandono, mas agora em um momento tão difícil da minha vida descubro que tenho um pai, uma mãe e irmãos. Espero, ansiosa, poder revê-los”, afirmou.

Colégio Estadual de Cristalândia promove oficinas de percussão em parceria com Unibanco e UFSC

Josélia de Lima / Governo do Tocantins
A equipe do Colégio Estadual de Cristalândia promoverá neste sábado, 12, uma oficina de percussão como parte das ações do Projeto Batuque. Este ano, a escola conta com a parceria do Instituto Unibanco e da Universidade Federal de São Carlos que, por meio do Fundo Baobá para a Equidade Social – Juventude Negra, investiu R$ 22 mil para as ações do projeto.
A escola já realizou uma oficina de confecção de bonecas negras e palestras sobre a África, as religiões de matriz africana e a genética na formação humana. O Projeto Batuque, que aborda a temática História e Culturas Afro-brasileira e Africana, é desenvolvido na escola com alunos do ensino médio ao longo do ano letivo. A forma de como o projeto é realizada levou a escola a ser referência no Tocantins e no Brasil, pelo ensino da cultura afro-brasileira. A culminância do projeto será em novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra.

Governador e ministro Gilberto Occhi entregam 300 casas populares em Porto Nacional

Foto: Elizeu Oliveira
“A construção de moradias populares significa enxergar o próximo e cuidar de quem realmente precisa.” A declaração foi dada pelo governador Marcelo Miranda durante a inauguração do conjunto habitacional Irmã Odília, nesta quinta-feira, 10, em Porto Nacional, com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do prefeito do município, Otoniel Andrade, e outras autoridades. 
Na ocasião, Marcelo Miranda e a primeira-dama do Estado, deputada federal Dulce Miranda, fizeram a entrega simbólica das chaves de uma unidade habitacional à dona de casa Raquel Pascoal. Ao todo, o conjunto habitacional conta com 300 moradias.
Para Marcelo Miranda, programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida vão além do alcance social, já que proporcionam o aquecimento da economia e geram emprego e renda de vários segmentos. Lembrando que essa iniciativa vem ao encontro da política habitacional que está sendo colocada em prática na sua gestão, o governador reforçou o compromisso de proporcionar moradias dignas aos tocantinenses e citou como exemplo o programa habitacional para os servidores públicos, lançado recentemente por meio de parceria entre o Estado e o governo federal, e que teve os primeiros 56 contratos assinados esta semana. “Programas como esse servem de exemplo para outros projetos sociais que pretendemos colocar em prática”, disse.

Tocantins avança às semifinais em quatro modalidades das competições coletivas dos Jogos Escolares da Juventude

 Philipe Bastos / Governo do Tocantins
Passada a primeira fase das competições coletivas dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em Fortaleza (CE), quatro equipes tocantinenses ainda seguem na disputa por medalhas. Com vitórias importantes nesta quinta-feira, 10, as duas equipes de futsal, o basquetebol feminino e o handebol masculino venceram e se classificaram para as semifinais da maior competição escolar do Brasil.
Entre os treinadores das equipes classificadas, o consenso é em corrigir as falhas apresentadas na fase de grupos e melhorar o desempenho para que os atletas tocantinenses possam conquistar as tão disputadas medalhas. “Nós tivemos uma reunião hoje depois do jogo para manter o foco na competição. Acredito que chegou a nossa hora. Esta é a terceira semifinal que fazemos e vamos em busca da medalha”, disse Roberto Consales, treinador do time de basquetebol que bateu a equipe do Rio Grande do Norte por 31 a 22 e que enfrenta a equipe de Fortaleza nas semifinais.