Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Governo negocia quase R$ 13 milhões em dívidas com transporte escolar nos municípios

Foto: Zezinha Carvalho/Secom
Aos poucos, o Governo do Estado está resolvendo as várias pendências herdadas pelo governo anterior e vai retomando o papel de dialogar com as diversas entidades do Tocantins. Prova disso foi o acordo firmado na tarde desta terça-feira, 24, para o pagamento de R$ 12,5 milhões de dívidas de transporte escolar com os municípios tocantinenses, geradas pela falta de pagamento do governo passado.

Numa articulação conjunta da Casa Civil com as secretarias da Educação, Planejamento e Fazenda, esta última promovendo uma discussão de como está a receita estadual e o que o Governo realmente pode assumir e honrar de compromissos, é que se chegou ao acordo do pagamento parcelado em oito vezes, com a primeira parcela a partir do próximo mês de março.



A comissão de prefeitos, representada pelo presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), João Emídio, entendeu a situação do Estado e aceitou a forma de pagamento proposta pelo Governo, diante da situação real em que o Estado se encontra.

“Recebemos esta notícia com tranquilidade e até com alegria, porque era um recurso que a gente não sabia mais como iria fazer para receber e que hoje tivemos a concretização dessa negociação com o Estado. Além disso, o Governo ainda se comprometeu em realizar um estudo de viabilidade para reajuste desses repasses para o ano que vem”, ressaltou o presidente.

Para o secretário da Fazenda, Paulo Afonso, o acordo firmado é importante por duas vertentes: o do esforço sobre-humano para o pagamento da dívida, com o entendimento da necessidade dos municípios, mas também para o benefício das 27.877 crianças da rede estadual de ensino que precisam do transporte escolar.

Estavam presentes na reunião, além do presidente da ATM, João Emídio, os secretários Télio Leão Ayres, David Torres, Paulo Afonso e a subsecretária da Educação, Morgana Gomes; assim como os prefeitos de Aliança, José Rodrigues (José Pequi), Rio Sono, Roberto Guimarães, Chapada da Natividade, Djalma Carneiro, Santa Rosa, Ailton Parente e Barra do Ouro, Gilmar Cavalcante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário