Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Mais de 40 municípios realizaram Conferências Municipais de Assistência Social com o apoio do Governo do Tocantins

Foto: José Franco 
 Mais de 40 municípios do Tocantins já realizaram as Conferências municipais de Assistência Social com apoio do Governo do Estado. Todas as propostas encaminhadas nas etapas municipais serão discutidas na Conferência Estadual de Assistência Social que será realizada nos dias 29 e 30 setembro.
Representando a secretária do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patrícia Amaral, o subsecretário Alfredo Brachina participou, na noite desta última quarta-feira, 5, da solenidade de abertura da VIII Conferência de Assistência Social  do município de Palmas, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceira com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes).
Foto: José Franco
Este ano, a conferência tem como tema Consolidar o Suas de vez, rumo a 2026, com o lema Pacto Republicano no Suas, rumo a 2016: O Suas que temos e o Suas que queremos. Os objetivos do encontro são analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.
Durante a abertura do evento, o subsecretário da Setas, Alfredo Branchina, destacou importância das conferências municipais. “A Setas é parceira de todas as conferências municipais que estão acontecendo em nosso estado. É importante, nesse ano de conferências, avaliar a situação da assistência social local e propor novas diretrizes para os próximos anos. É preciso discutir e debater ações de políticas públicas de assistência social para as pessoas que mais necessitam do sistema”, disse o subsecretário.

A diretora de Benefícios Assistenciais do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Maria José de Freitas, falou do Suas que, este ano, completou 10 anos de existência, além disso ressaltou que as conferências da área projetam a política de assistência social para o próximo decênio. “É um momento de comemoração pelos 10 anos de realização de conferência em todo Brasil, e também um momento de refletir o estágio atual e definir as diretrizes da assistência social que queremos nos próximos 10 anos. Então, pensando na consolidação do Suas, é importante nesse momento de diálogo, levantar as questões mais importantes do sistema, para que possam ser levadas no âmbito do estado e no âmbito nacional”, enfatizou.
Para a secretária interina da Secretaria do Município do Desenvolvimento Social (Sedes), Eliane Campos, o evento é uma grande oportunidade para a consolidação do sistema.
Na ocasião, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Elis Sodré, falou da importância desse debate para o desenvolvimento da assistência social. “A VIII Conferência municipal é uma oportunidade para a avaliação da política de Assistência Social no município. Neste ano, a proposta da conferência municipal é avaliar o Plano Decenal de 2005 a 2015, discutir e aprovar diretrizes para a construção do Plano Decenal para a próxima década”, afirmou.
Araguaína
A Setas apoiou ainda a realização da Conferência de Araguaína. A abertura também aconteceu na noite desta quarta-feira. Na ocasião, a superintendente de Assistência Social, Rosana Trindade, falou da importância dos debates das Conferências para a gestão da política social do Tocantins. “Queremos trabalhar em conjunto para através das ações e políticas transformar a realidade social e dar cada vez mais assistência aos municípios e à população tocantinense”, disse.
O evento reuniu conselheiros, gestores, autoridades, representantes da sociedade civil e trabalhadores da área de assistência social.
Fonte: Adriana Grigolo / Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário