Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

Sejam Bem Vindos ao Blog Juventude Notícia em Ação

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Indígenas da Ilha do Bananal participam de consultas públicas sobre obras de projeto desenvolvido pelo Governo

Fonte: Luzinete Martins/Governo do TO
A próxima consulta pública sobre as obras do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) que vão atender as comunidades indígenas da Ilha do Bananal, será realizada nesta sexta-feira, 7, na Aldeia Santa Isabel, em São Félix do Araguaia, Mato Grosso.
A população indígena Karajá das Aldeias Macaúba, São João, Wibutuna e Kutaria, no município da Lagoa da Confusão, no centro-oeste do Tocantins, foi a primeira a opinar sobre a construção de pontes, bueiros e galerias na região. 
A consulta foi realizada pela equipe técnica da Secretaria do Planejamento e Orçamento, na Escola Estadual Indígena Heryri Hãwã, com a participação de 70 pessoas. O cacique da Aldeia Macaúba, Harianã Karajá, foi uma das lideranças que contribuíram para o processo de escolha dos locais que vão receber as obras. “Aqui, dependemos muito da Lagoa da Confusão e, para facilitar o nosso deslocamento até lá, a gente tem muito interesse que o acesso das estradas seja melhorado. Por isso, acho importante o Governo ouvir o nosso povo”, concluiu.
As consultas estão acontecendo com o apoio da prefeitura de Lagoa da Confusão. O prefeito Neto Lino, explica a importância da parceria com o Governo na realização das consultas. “Somos parceiros desse trabalho porque é uma oportunidade de melhorar o acesso e levarmos as políticas públicas a essas comunidades que passam a maior parte do tempo isoladas, principalmente, no período chuvoso”, afirmou.
PDRIS
O Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS) tem o objetivo de contribuir para a melhoria da eficácia do transporte rodoviário e na eficiência de seleção dos serviços públicos em apoio ao desenvolvimento integrado e territorialmente equilibrado do Estado. O orçamento para a construção de obras nas terras indígenas é R$ 5,9 milhões, recursos financiados pelo Banco Mundial.

Fonte: Mara Santos / Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário